segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Parnaíba: População cobra do Poder Público, mas joga lixo nas ruas

Terreno atrás do cemitério Santana
Nossa equipe flagrou um homem jogando lixo atrás do cemitério Santana ao lado do conjunto Betânia. De acordo com informações, essa atitude é rotineira, esta Kombi branca sempre para no mesmo local, um indivíduo desce e deixa sacos de lixos, galhos de árvores e restos de construção. Muito outros moradores fazem o mesmo.
Homens despejando lixo em terreno a duas quadras do Centro
O intuito da reportagem não é defender a prefeitura, pois ela já faz a sua parte, mas sim, chamar a atenção destes moradores, informando que é proibido jogar lixo nesses locais, e se querem realmente  se desfazerem dos lixos domiciliares, existe a coleta regular na cidade, pois é um absurdo que pessoas saiam de carro do bairro Piauí para despejar lixo no Betânia, situação essa que já presenciei por várias vezes.
Carroceiro jogando lixo ao lado do cemitério da rua Tabajara
Nosso maior problema é a própria população que não colabora, e acha que a porta do vizinho tem que ficar suja e a dele não. Na verdade, existe a coleta de lixo com os horários estipulados, e o cidadão tem que cumprir. Se cada um fizesse sua parte, a situação dos bairros de Parnaíba seria bem diferente, mas ainda há tempo.
Caminhão da coleta de lixo de Parnaíba
A Secretaria de Serviços Públicos orienta que o munícipe deposite o lixo doméstico nas ruas próximo do horário da passagem dos caminhões de lixo. O acondicionamento também é importante: o ideal é que os restos sejam colocados em sacos de lixo, para evitar que rasguem e espalhem.
Se o caminhão já tiver passado, é melhor guardar o lixo em casa e descartá-lo no dia seguinte. Portanto, a recomendação é não despejar lixo nas ruas.
Por Antonio Araujo