terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Florentino lidera para reeleição com 25%. Zé Hamilton é o segundo com 19%. Terceiro lugar fica longe

              Florentino chega na frente na reta final da campanha, diz IPNE.
A TV Costa Norte, de Parnaíba, divulgou nesta terça-feira (09) pesquisa de intenções de votos na modalidade estimulada, realizada pelo Instituto Amostragem, na qual o prefeito Florentino Neto aparece na liderança para reeleição, com 25% das intenções de votos, seguido de José Hamilton com 19%. O terceiro colocado é o ex-governador Zé Filho que aparece longe com percentual de 8,5 %, índice três vezes menor que o do atual prefeito de Parnaíba. Empatado tecnicamente com Zé Filho, aparece o tio dele, o ex-governador Mão Santa com 8%. O ex-deputado Deusimar Brito (Tererê), aparece com 6,5% das intenções dos eleitores pesquisados.
O deputado estadual Dr. Hélio (PTC) e a deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), aparecem exatamente com 5%. O vereador Carlson Pessoa (PSB) é citado por apenas 4,5% dos entrevistados. O vereador Beto aparece com 2% das intenções do universo amostral. Dona Adalgisa (PPS) foi lembrada por 1,75% dos entrevistados, seguida por Dona Valéria, com 1%. Arlindo Leão (PTB), Roger Jacob e Delegado Marcos – Polícia Federal (sem partido) cada um com 0,75%. Dos entrevistados 6,5% não sabem ou não opinam e 5% votariam nulo ou branco.
De todos os pré-candidatos lembrados na pesquisa, o prefeito Florentino é o único que tem sua candidatura naturalmente certa. Dentre os demais, nenhuma ainda teve candidatura anunciada.
PERGUNTA APLICADA AOS ELEITORES
O resultado divulgado nesta terça-feira de Carnaval corresponde à pergunta estimulada, aquela em que o entrevistador apresenta uma relação de nomes para a escolha do eleitor pesquisado.
A pergunta foi esta: “Em outubro teremos eleições para Prefeito e Vereador. Se a eleição fosse hoje, em quem o (a) sr (a) gostaria de votar para Prefeito de Parnaíba?”
Os nomes apresentados foram estes: D. Adalgisa (PPS); Arlindo Leão (PTB), Carlson Pessoa (PPS), Florentino Neto (PT), Dr. Hélio (PTC), Juliana Moraes Souza (PMDB), Mão Santa (PPS), Delegado Marcos – Polícia Federal (sem partido), Roger Jacob (PP), Tererê (PSDB), D.Valéria (PTB), Zé Filho (PPS) e Zé Hamilton (PTB).
PESQUISA ESPONTÂNEA: FLORENTINO AMPLIA VANTAGEM
Na modalidade espontânea, aquele em que não são citados nomes de candidatos ou virtuais candidatos , os resultados foram esses em que Florentino amplia a sua vantagem em termos percentuais:
Florentino Neto (PT) larga na frente com 24% das intenções de votos.
O ex-prefeito e deputado estadual Zé Hamilton (PTB) é lembrado e tem a preferência de 12,5% do eleitorado.
O ex-senador Mão Santa (PPS) tem 3,75% das intenções de votos, seguido do ex-governador Zé Filho por 2,75%. Juliana Moraes Souza aparece com 1,75%; Carlson Pessoa 0,75%; Valdeci Cavalcante 0,5%, Dr. Hélio 0,5%; Moraes Souza 0,25% e Paulo Lages 0,5%.
Segundo a pesquisa, 44% dos eleitores ainda não sabem e/ou não opinaram em quem vão votar; e 7,5% responderam nenhum/nulo/branco.
A Pesquisa que teve 400 entrevistados foi contratada pela Fundação 14 de Agosto – TV COSTA NORTE e realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda. – AMOSTRAGEM entre os dias 30 e 31 de janeiro 2016, foi registrada no TRE/PI na data de 29/01/2016, sob Protocolo n. 03185/2016.
A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos.
Informações do Portal Costa Note,
editadas por F.Carvalho