domingo, 27 de março de 2016

Prefeito decreta luto e cancela aniversário da cidade após morte de professora, no PI

O prefeito de São Miguel do Tapuio, José Lincoln Sobral Matos, decretou luto oficial e cancelou a festa de emancipação da cidade após a morte da professora Iraci Bezerra de Sousa, que faleceu ontem, após quase um mês internada em Teresina. Nesta sexta-feira (25), o município completou 78 anos de emancipação política e a data seria marcada com cerimônias religiosas, inaugurações de obras e festa popular. 
"Ela tinha em torno de 80 anos e era a professora mais antiga da cidade. Tinha mais idade que o município e lecionava em São Miguel do Tapuio, vindo a se aposentar com mais de 35 anos de serviço. Para se ter uma ideia, ela tem centenas de afilhados. Era uma pessoa extremamente querida e quase metade da população da cidade foi aluno dela, por isso, todos estamos de luto. A comoção está sendo geral", lamentou o chefe do executivo municipal.
Lincoln Matos, que além de prefeito também é médico, conta que a professora foi internada após um acidente vascular cerebral isquêmico. Ele explica ainda que o quadro de saúde de dona Iraci se agravou devido a uma infecção sistêmica. Ela morreu ontem em decorrência da falência múltipla dos órgãos. "Para piorar, o esposo dela que também é octogenário, se internou no mesmo hospital uma semana após ela, com os mesmos sintomas", desabafa.
O velório acontece na residência da professora situada próxima à praça coronel Manoel Evaristo. O sepultamento está previsto para as 16h, no cemitério Recanto das Saudades, também em São Miguel do Tapuio. Além de professora, dona Iraci foi diretora de um dos maiores colégios estaduais no município, a Unidade Escolar Lima Rebelo.
O prefeito decretou luto de três dias e remarcou as comemorações alusivas ao aniversário da cidade para o mês de abril. 
cidadeverde.com