terça-feira, 12 de abril de 2016

Oito detentos da penitenciária de Parnaíba são transferidos para presidio de São Raimundo Nonato

Após uma rebelião ocorrido na noite da última sexta-feira (08/04) na penitenciária mista de Parnaíba, oito presos foram transferidos para o presídio do município de São Raimundo Nonato. 
Na última rebelião, ocorrida no dia 15 de dezembro de 2016, de 10 horas de manifestação, o presídio ficou muito danificado, sendo necessário ser decretado estado de emergência. 
O fato que dificultou o controle das forças armadas em conter a rebelião foi o caso de ser uma manifestação violenta e sem líderes; mas diante de uma das principais causas, a superlotação do presídio. O sistema prisional está falido e dá indícios da falta de planejamento a longo prazo, que deveria ter sido feito antes. A criminalidade ainda tem ligação com um sistema educacional em déficit, já que a educação é saída para a não violência.
A prevenção ainda sai bem mais em conta do que os reparos a serem feitos após consequências desastrosas. Nesta última rebelião, de 12 horas, que se estendeu ao final de semana, as forças de segurança identificaram oito homens indicados como líderes do movimento. Estes foram retirados e levados às 11h de sábado (09/04) para longe de Parnaíba em São Raimundo Nonato, pois foram considerados de alta periculosidade.
Por Daniel Santos
Edição: Proparnaiba.com