domingo, 8 de maio de 2016

Dilma assinará criação da Universidade Federal do Delta nesta segunda-feira

A notícia foi dada pelo deputado federal Paes Landim (PTB-PI), que disse que por várias vezes esteve com o ministro Aluísio Mercadante defendendo a criação da Universidade Federal do Delta (UFD). Relatou que recentemente esteve com a presidente Dilma Rousseff, onde expôs para a chefe de estado, que Parnaíba havia nascido para ser uma cidade universidade.
Ela me garantiu que ainda este ano encaminharia para o Congresso Nacional, o Projeto de Lei criando a universidade e realmente ela fez. Já me comunicaram que segunda-feira, as 9h30min, a presidente da República vai assinar no Palácio do Planalto uma exposição de motivos referente a autorização para criação da Universidade Federal do Delta”. Após a assinatura de decreto, o projeto vai para o Senado Federal para aprovação da casa.
Paes Ladim anunciou ainda que Dilma Rousseff destinou e já está na conta do campus da UFPI de Parnaíba, o valor de R$ 9 milhões para o término do prédio do curso de medicina e também aquisição de equipamentos necessários para o bom funcionamento do curso. “Sou muito grato à presidente da república, atender à reivindicação da Parnaíba, uma cidade de povo bom e politizado. Essa cidade nasceu para ser universitária”.


Além do empenho político, a criação da Universidade Federal do Delta (UFD) deve-se a um grande trabalho do diretor do campus Ministro Reis Veloso Alexandre Marinho com o apoio do reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Dr. Arimateia Dantas Lopes. Nesta segunda-feira, o reitor, o diretor Alexandre Marinho e o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto estarão em Brasília para a assinatura do decreto.
O projeto da Universidade Federal do Delta foi elaborado por professores do campus Ministro Reis Veloso em 2014, onde são expostos ao Ministério da Educação, que Parnaíba tem todos os pré-requisitos essenciais para que o ensino superior federal tenha independência. Além da independência, a nova instituição estará apta a firmar parcerias para o desenvolvimento educacional, intelectual e social, que não refletirá somente na comunidade acadêmica, mas também para população de Parnaíba.
Extra Parnaíba