terça-feira, 10 de maio de 2016

Espetáculo brasileiro em que 'artistas' metem o dedo no ânus uns dos outros será exibido na Alemanha

Serão cinco apresentações do Macaquinhos na Europa durante o mês de junho
Nas apresentações, os nove artistas, completamente nus, exploram o orifício anal uns dos outros. (FOTO: Reprodução/ Macaquinhos)
O espetáculo Macaquinhos, que chocou a sociedade cearense após uma apresentação na 17ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, terá participação em evento internacional, na Alemanha. Em novembro de 2015, quando apresentaram-se em Juazeiro do Norte, no Ceará, os artistas sofreram preconceito por explorarem os ânus uns dos outros.
Na época, propagaram-se em redes sociais imagens e vídeos de apresentações anteriores com reclamações sobre a temática e pelo fato dos artistas colocarem o dedo nos ânus dos outros. As apresentações, baseadas no livro “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro, contam com nove artistas, completamente nus, explorando o orifício anal uns dos outros com base em três premissas: “aprender que existe cu; aprender a ir para o cu; e aprender a partir do cu e com o cu”.
O projeto, de São Paulo, nasceu em 2011 com uma intervenção no Museu do Piauí e terá cinco apresentações na Alemanha durante o mês de junho de 2016. De 1 a 3 de junho será na cidade de Hamburgo, e dias 7 e 8 em Frankfurt. As performances integram o Projeto Brasil – Tropicalypse Now!, uma mostra com grandes nomes da cena contemporânea de dança, teatro, artes visuais e performance do Brasil.
“Continuamos nessa produção e desejamos realizar mais apresentações no Brasil ainda esse ano. É da maior importância acontecer Macaquinhos em nossos tempos”, afirma o Coletivo Macaquinhos. Para realizar mais apresentações, o grupo pretende conversar com curadores, gestores culturais e artistas para viabilizar a temporada.