segunda-feira, 20 de junho de 2016

Prevenção ao suicídio é tarefa abraçada por voluntários em Parnaíba

A prevenção ao suicídio foi adotada por uma equipe de voluntários de Parnaíba que busca combater esta realidade crescente no município. Na tarde do último sábado (18/06) foi realizado mais um encontro na Rua Pedro Braga, 280, Bairro de Fátima. O objetivo do encontro foi apresentação de um plano de trabalho em defesa da vida, através de ações junto à comunidade. Intervenções para promover a conscientização sobre observações e atitudes a serem tomadas.
Um trabalho voluntário que começa a ter consistência em Parnaíba, cidade que está a cima da média mundial nos casos de suicídio. A Secretaria da Saúde de Parnaíba, através da Superintendência de Saúde Mental, já fez alguns posicionamentos em favor da prevenção ao autocídio, inclusive com a capacitação de alguns profissionais. No entanto, uma importante estratégia seria a implementação de um posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Parnaíba. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública.

A instituição presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todas as pessoas que querem e precisam. Colaborando assim, com a prevenção ao surgimento de potenciais suicidas. A meta do grupo articulado por Vera Ribeiro é a constituição de um posto do CVV em Parnaíba. Os voluntários estão realizando diálogos necessários para assegurar parcerias e ainda estão se qualificando sobre o tema para bem contribuir com o público.
O suicida é a primeira e maior vítima de seu engano. Portanto, conversar sobre suas dores, descobertas, dificuldades e até mesmo alegrias levam as pessoas a assumir uma postura mais positiva diante das adversidades da vida. Dar atenção a quem precisa é um exercício nobre da bondade e a atenção é o bem mais precioso que temos e podemos ofertar ao semelhante.
Por Daniel Santos