sexta-feira, 15 de julho de 2016

Encontro reúne empresários e pesquisadores de Tecnologia da Informação em Parnaíba

Parnaíba é reconhecida por ter o primeiro Polo de Desenvolvimento Tecnológico do Piauí, que é administrado pelo Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta (Delta TIC ́s). E este ano, a região receberá a primeira edição do Integra Tic’s, consolidando de vez a região na área de Tecnologia da Informação (TI). O evento que visa reunir pesquisadores, empresários e entusiastas de TI, aposta e incentiva novas gerações a ingressar no segmento. O encontro que será realizado no dia 16 de julho, às 18h na Praça da Alimentação do Dunnas Shopping, contará com a oficialização de parcerias fechadas com grandes empresas como Infoway, Baita Aceleradora Nordeste e alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd.
Pedro de Alcântara, sócio da Infoway, faz parte do quadro de empresários dedicados em expandir tecnologia da informação por novos territórios e contribuir para a formação de novos desenvolvedores de sistemas e programadores. No final do ano passado, a empresa com 20 anos de expertise em desenvolvimento de Sistemas de Gestão, realizou a doação de 10 computadores para o Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba para alunos de escolas públicas. A partir de agora a empresa terá sede própria na região norte do Estado, considerada estratégica para a criação de novos negócios no segmento.


“Começamos a investir na região a partir da nossa parceria com o Instituto de Tecnologia Delta. E a doação de computadores que fizemos está sendo aproveitada para oferecer cursos de formação tecnológica, como também para ações sociais com toda a comunidade. Após a inauguração, nossa sede será voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas de computadores. Em Parnaíba existe uma boa mão de obra, alunos inteligentes e que podem, a partir de então, se engajar nas nossas atividades. A ideia é criar um centro descentralizado de desenvolvimento, estudando e experimentando coisas novas, ao mesmo tempo que estaremos em busca de talentos promissores”, ressalta Pedro.
A programação do Integra Tic’s 2016 contará com uma sessão solene de entrega do Título de Cidadão Parnaibano aos professores Gildário Dias e Alexandre Marinho, ambos do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Parnaíba. Medalhas de honra ao mérito para parceiros que atuam no desenvolvimento da tecnologia na região, também serão entregues durante o evento. No Integra Tic’s será apresentado ainda o edital de bolsas para novas startups, além da homologação das primeiras quatro startups incubadas no Polo.
Para o coordenador geral do evento, o doutor em Física e coordenador de planejamento da UFPI, Gildário Dias Lima, o encontro será uma oportunidade de abrir as portas do Polo de Desenvolvimento Tecnológico para novas parcerias com empresas e instituições de ensino, estimulando o empreendedorismo nos jovens na concepção de atividades inovadoras no mercado.
“Passados um ano da fundação do Delta TIC's acreditamos que este momento é especial para nossa cidade e todo o Piauí. Pretendemos fortalecer os laços já existentes com a academia, reconhecendo os esforços de amigos e parceiros que se mantiveram conosco no êxito de nossas ações, considerando valores e, mais uma vez, abrindo as portas para sociedade parnaibana e convidando a todos para este momento”, destacou o coordenador.
Visão de futuro
Além da instalação de sua sede na cidade de Parnaíba, a Infoway vai oficializar apoio à I Escola de Tecnologia do Delta, que desenvolve o projeto de robótica que contempla crianças carentes de toda a região, oferecendo aprendizado, fomentando a pesquisa e preparando esses alunos para a participação em competições da área. Acreditando na geração de novos talentos, a empresa fez a doação de 10 computadores para o fortalecimento do projeto social e promoveu a reforma da sala, onde funciona as aulas da Escola de Tecnologia.
Francisco Júnior, gerente de Tecnologia da Infoway, descreve que todos os detalhes da reforma na sala do projeto foram pensados e inspirados em uma visão de futuro, com identidade artística, alinhada ao conceito inovador característico da empresa.
“Estamos dando uma repaginada no ambiente fazendo uma relação com o mar e o infinito. Eles precisam ter essa visão de além mar, de pensar no mundo partindo de Parnaíba. Estamos muito envolvidos nesse projeto, porque para nós é importante e faz parte da nossa cultura de disponibilizar o conhecimento de ponta para todos, podendo gerar no futuro uma atuação de impacto social”, enfatiza Júnior.
Ícone Comunicação