sábado, 23 de julho de 2016

Jornalista piauiense escapa de tiroteio que deixou mortos em Munique na Alemanha

A jornalista piauiense Teresa Raquel Bastos escapou de um dos tiroteios que deixaram pelo menos nove mortos na tarde desta sexta-feira (22) em Munique, na Alemanha. Teresa mora em São Paulo e estava de férias na Europa, ela conta que participava de uma festa nas ruas do Centro de Munique quando soube da notícia do primeiro tiroteio e em questão de minutos começou uma grande correria na rua onde estava.

"Eu estava muito perto, muito perto mesmo. Estava com um amigo meu de munique e fiquei sabendo do ataque que houve no shopping e já fiquei assustada porque as pessoas continuavam na rua. Saí de lá e em questão de minutos eu vi helicóptero, eu vi ambulância, pessoas correndo, a gente entrou em um prédio que o pessoal abriu pra gente entrar. Não ouvi barulho de tiros, mas os policiais não deixavam a gente sair de lá. Foi o dia mais assustador que tive na vida", disse emocionada a jornalista, que já está no aeroporto onde embarca de volta para o Brasil.
A jornalista publicou um vídeo em sua rede social onde faz o relato do momento e se emociona falando sobre o susto que viveu. Teresa é repórter em São Paulo e estava de férias a 28 dias na Europa. Mesmo depois do susto, Teresa ressalta que na Europa não há um clima de tensão por conta do terrorismo.

Quanto ao tiroteio no shopping OEZ (Olympia-Einkaufszentrum), há "vários mortos" e feridos e "pelo menos três suspeitos" estão em fuga, disse o ministro do Interior do estado da Baviera Joachim Herrmann, citado pelo jornal "Bild". "Não sabemos onde estão os suspeitos. Tomem cuidado e evitem sair em locais públicos", escreveu no Twitter a polícia de Munique, que afirmou suspeitar que se trate de um ataque terrorista.
Ainda não há informação oficial sobre o número de vítimas. Segundo o jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", a polícia disse à publicação que há "vários" mortos. O jornal “Müncher Abendzeitung” fala em 15. A agência France Presse fala em 6, citando uma fonte policial. A emissora alemã N-TV fala em 10 vítimas e informa que as forças especiais chegaram ao local.
Um funcionário dentro do shopping disse à agência Reuters por telefone que "muitos tiros foram disparados". Segundo usuários do Twitter, as pessoas que estavam no centro comercial correram para buscar abrigo.
Uma atendente de uma farmácia que fica dentro do shopping disse por telefone ao jornal "Süddeutsche Zeitung" que a polícia ordenou que todos os trabalhadores do local fiquem em suas lojas. Ela viu muita correria de clientes e ouviu tiros. Também disse ter visto pessoas feridas.
O centro comercial fica perto do Parque Olímpico de Munique, onde aconteceram os jogos de 1972.
cidade verde