domingo, 10 de julho de 2016

Secretário admite risco de atrasar salário de servidores públicos no PI

Apesar de, recentemente, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ter garantido que não há risco de atrasar o salário dos servidores, o secretário da Administração do Estado, Franzé Silva, admitiu que a possibilidade não está descartada - principalmente devido à folha de pagamento, que já ultrapassa o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. 
"Existe uma possibilidade real de atraso de salários. Estamos buscando saídas", alerta Franzé Silva. Uma das alternativas encontradas pelo governo foi enxugar a folha de pagamento dos servidores, e o primeiro passo foi dado no recadastramento, realizado ainda em 2015. Com os dados dos funcionários públicos registrados - incluindo a biometria de cada um - já foi possível cortar quase 9 mil pessoas: 6 mil por não comparecem ao local do recadastramento e o restante por "choque de contratos" com outros órgãos. 
O próximo passo será atrelar o ponto eletrônico à folha de pagamento para cortar também os funcionários "lagartas" - aqueles que só aparecem na folha, mas não são assíduos no trabalho. 
Informações mais detalhadas sobre o assunto estão na matéria de capa da edição 141 da Revista Cidade Verde. O exemplar também traz uma reportagem exclusiva com o presidente do TRE-PI, desembargador Joaquim Santana, nas Páginas Verdes, sobre as dificuldades de combate ao Caixa 2 - uma prática cada vez mais corriqueira nas eleições.

Ainda sobre eleições, a RCV traz uma matéria sobre o número de eleitores. Cerca de 10% das cidades piauienses têm mais eleitores que habitantes.
Outra reportagem aborda um tema que tem afetado diretamente o bolso dos brasileiros: o preço do feijão. Especialistas explicam o motivo da alta e analisam as possibilidades de baixa nos preços. A revista trata ainda da inadimplência nas empresas, que é crescente no Estado. 
Para os amantes de um bom vinho, esta edição traz uma matéria sobre os benefícios da bebida para o coração. Outra reportagem da editoria de Saúde explica os motivos da queda de cabelo em homens e mulheres. 
cidadeverde.com