terça-feira, 9 de agosto de 2016

HEDA: Hospital Regional de Parnaíba sofre com sobrecarga de atendimentos; veja o vídeo

  De janeiro a julho de 2016, foram 3475 atendimentos à vítimas de acidentes
O Hospital Regional de Parnaíba, Dirceu Arcoverde, sofre com a sobrecarga de atendimentos, sobretudo, a acidentados. Um levantamento recente mostra que, somente de janeiro a julho de 2016, foram realizados 3475 atendimentos à vítimas de acidentes de trânsito na região. 
Ainda de acordo com o levantamento, em 86% dos casos as vítimas estavam em motocicletas. 
Para o superintendente de urgência e emergência de Parnaíba, Wilson Cabral, os acidentes envolvendo motocicletas são um problema de saúde pública. 
"Enquanto nós não nos atermos à realidade de que acidente de moto é problema de saúde pública, e começarmos a tratar como tal, não vamos sair dessa arapuca", disse. Assista o vídeo:
Atualmente, a frota de motocicletas em Parnaíba chega a 39 mil, no entanto, em 31% dos casos atendidos no Hospital Regional as vítimas não residem em Parnaíba. Para o superintendente, o problema só seria resolvido com a co-participação dos estados vizinhos, cujos pacientes são atendidos no Piauí. 
Ainda de acordo com Wilson Cabral, por muitas vezes, os feridos em acidentes de moto precisam passar um período longo nas UTI's do hospital, o que prejudica o tratamento a outros pacientes que precisam do serviço. 
"Quem se lesiona em um acidente e se torna dependente de UTI subtrai um leito ad eternum da rede pública, você tira a chace daquela senhora que teve um acidente vascular cerebral, daquele diabético que teve um infarto, todos estes vão ficar segregados de passar por esse leito temporariamente para receber os cuidados intensivos por conta de uma ocupação permanente de um acidentado, que estava, às vezes, embriagado, sem capacete e dirigia em alta velocidade", afirmou Wilson Cabral, superintendente de urgência e emergência de Parnaíba. 
Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba
Acidentes de moto dominam as estatísticas de atendimentos em Parnaíba 
repórter Kairo Amaral
Portal Meio Norte