quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Telhado de igreja desaba e por pouco não acaba em tragédia no PI

O Frei Edimilson Vieira, pároco da Igreja São Benedito, explicou que uma das estruturas de pirâmide que decoram a igreja, na parte superior, caiu sobre o telhado por volta de 1h40 da madrugada.
“Quando o sacristão chegou na igreja, levamos um susto. Estava tudo empoeirado e os destroços no chão”, conta, acrescentando que a suspeita é que ele tenha caído em decorrência do tempo. “A estrutura é antiga, de barro, e pesa em média uma tonelada”.
Além do telhado, oito bancos foram completamente danificados. Uma escultura de anjo também veio abaixo. Com o ocorrido, peritos da igreja católica do Piauí que trabalham com construção e restauração das igrejas foram acionados. Ainda não há previsão de quando ela poderá ser reaberta novamente. Para o Frei, o espaço deve permanecer fechado por alguns meses. 
Durante a interdição, as celebrações serão realizadas no Salão do Pão de Santo Antônio, que fica entre o convento São Benedito, na Avenida Frei Serafim e uma escola particular. As missas serão celebradas às 7h30 e as 17h30. A última vez que foi celebrada missa foi nesta segunda-feira às 17h30. O Frei Edmilson considera uma “benção” de Deus o desabamento ter ocorrido pela madrugada e não ter ferido ninguém. “A Igreja fica aberta durante todo o dia. Esse acidente ter acontecido durante a madrugada foi um livramento de Deus”, agradece.


A igreja foi fundada em 1886 e tem 132 anos. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e os técnicos da entidade foram acionados para avaliar a estrutura.
Somente após a realização das perícias técnicas é que uma reforma do teto pode ser efeituada. O Frei Edmilson desde já pede doações para a obra.
“Os interessados em ajudar a Igreja de São Benedito devem procurar o convento São Benedito, ou através de depósitos na conta bancária Banco do Brasil, agência 3219-0, conta 6873x, em nome da Paróquia São Benedito”, finaliza. 
Matéria original 
Parte do teto da Igreja São Benedito, localizada na Avenida Frei Serafim, desabou na madrugada desta quarta-feira (14). A secretária da paróquia informou ao Cidadeverde.com que, por conta do incidente, o templo religioso ficará fechado por tempo indeterminado. 
Ainda não há informações do que teria causado o desabamento. “Na parte externa da Igreja estávamos fazendo reparos na pintura e instalando climatizadores de ar, mas não estavam sendo feitos nenhuma alteração no telhado. Quando chegamos hoje de manhã na Igreja levamos um susto”, conta a secretária da Igreja, Inesita Silva.
Uma reunião está sendo realizada neste momento na igreja para definir que providências serão tomadas.
 (Especial para o Cidadeverde.com)