quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Parnaíba: fiéis levam animais para bênção de São Francisco

Dezenas de fieis lotaram a celebração do Dia de São Francisco de Assis levando seus animais para serem abençoados em Parnaíba, município no litoral do Piauí. A "Bênção dos animais", como é conhecida, é celebrada anualmente na paróquia de São Sebastião, assumida pelos frades franciscanos, logo após a missa campal em comemoração a data. "São Francisco teve esse relacionamento muito profundo com todos os animais.
Na realidade com as criaturas, mas com os animais em especial, ele dialogava com lobos ferozes porque ele tinha esse carinho, por isso nesse dia lembramos dos animais", explicou o frei Roberildo que preside a paróquia.
A celebração ocorreu as 6h da manhã desta terça-feira (04) e entre os animais foram levados, cachorros, coelhos, tartarugas, papagaios e até cavalos. Frei Roberildo explica que o objetivo da igreja é lembrar o diálogo com os animais, mas ressaltar o carinho com a humanidade.
"Nós frizamos que dentre todas as criaturas o ser humano é o único que possui a misericórdia e que se estende sobre tudo. As pessoas devem cuidar dos animais mais de forma harmoniosa. Tem que ter cuidado com a natureza, as plantas e o meio ambiente de forma geral", completou o pároco.
A programação dos festejos de São Francisco encerra hoje com a procissão onde são esperadas 80 mil pessoas e em seguida uma missa campal. Logo após, a programação social terá leilão, música ao vivo e barracas da paróquia.
Fonte: Cidade Verde