domingo, janeiro 22, 2017

Deputada de Alagoas Rosinha Adefal conhece o “Projeto Piauí Praia Acessível”

Poucos dias atrás quando esteve na cidade litorânea de Luís Correia, Mauro Eduardo, Secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, anunciou o desejo da deputada federal cadeirante Rosinha da Adefal, do Estado de Alagoas, em visitar o litoral piauiense e conhecer de perto o belíssimo projeto de inclusão social “Piauí Praia Acessível”, do Governo do Estado do Piauí.
Nesse sábado (21/01), Rosinha da Adefal (que é da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara Federal) veio ao Piauí, mas precisamente na Praia de Atalaia, onde esteve acompanhada do secretário Mauro Eduardo. Na ocasião ela pôde acompanhar de perto a alegria das pessoas portadoras de deficiência e com limitação de locomoção em ir a praia e consequentemente tomarem um banho de mar. 
O projeto oferece condições para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam usufruir da praia e do banho de mar assistido com segurança, dignidade e autonomia. Para o banho de mar assistido por monitores é usada uma rampa de acesso ao mar e cadeiras anfíbias (que permitem locomoção em terra e água), além dos monitores, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros acompanham as atividades.
Os serviços do Piauí Praia Acessível são oferecidos nos períodos de alta temporada, eventualmente em feriados prolongados e por agendamento em qualquer período para grupos de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Assista a entrevista:
        
Eu estou me sentindo muito respeitada como cidadã, enquanto pessoa com deficiência, esse é o Governo do Estado que trata pessoas com deficiência de uma forma muito respeitosa. Promover esse projeto aqui Praia Acessível me faz sentir incluída” disse a deputada Rosinha da Adefal.
Além de Rosinha da Adefal, a Faculdade Maurício de Nassau, que é uma grande parceira do “Projeto Piauí Praia Acessível”, esteve representada no evento, assim como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Parnaíba – APAE e a Prefeitura de Luís Correia, que nesse caso foi representada pelo Secretário Municipal de Saúde, Pedro Júnior de Araújo Soares. Segundo informações obtidas pela reportagem, em breve a citada secretaria deve se tornar mais uma parceira do projeto.
Edição: Folha de Parnaíba