terça-feira, fevereiro 07, 2017

Ovelha nasce deformada e assusta moradores em Campo Maior

O nascimento de uma ovelha, na manhã desta terça (7), assustou moradores do Bairro Paulo VI, em Campo Maior. A ovelha nasceu deformada e com aparência que lembra animais de outras espécies - as patas parecem a de um porco, enquanto as orelhas remetem a um cachorro.
A proprietária do animal, Gonçala Brito, disse que o animal já nasceu morto e causou espanto. “Nasceu morto. Nós nos assustamos. Nossa reação foi joga-lo fora até porque ele já estava morto”, disse. Gonçala revela que a mãe do animal era saudável e não havia apresentado problemas durante a gestação.
A veterinária Jaqueline Morais viu a imagem do animal e explicou ao Em Foco que o a ovelha nasceu com o que parecem edemas. “Parece hidropisias de membranas fetais (formação de edemas embaixo da pele ou entre os pulmões ocasionados por problemas no coração do feto). Não é comum, mas acontece”, comenta.
Jaqueline diz que o problema pode ter várias causas, entre uma alteração genética no momento da fertilização e o parentesco entro pai e mãe do animal.
“Trata-se de uma patologia da gestação ligada provavelmente a uma alteração genética, mas não se descarta a possibilidade de consanguinidade”, afirma. “É genético e forma uma alteração teratogênica. Forma os monstros. A alteração acontece no momento da fertilização”, conclui a veterinária Jaqueline Morais.
Campo Maior em Foco