Publicidade

Publicidade

sábado, 20 de maio de 2017

Emenda impositiva no orçamento do município é aprovada em segunda votação pelos vereadores

A sessão legislativa desta sexta-feira (19/05), na Câmara Municipal de Luís correia, contou com pequeno expediente no plenário, em votação um projeto e seis requerimentos de indicação ao executivo municipal, a sessão ordinária foi presidida pelo presidente, vereador José Maria Silva (PSB).
PROJETO
O projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) prevê a criação do “orçamento impositivo” em Luís Correia, mecanismo esse apresentado pela Mesa Diretora e autoria do vereador Valdemir Pereira (PT), cuja adoção torna obrigatória a execução das emendas orçamentárias proposta pelos os vereadores da cidade. Assinada por 11 parlamentares da Câmara Municipal, a sugestão de alteração da LOM foi submetida à segunda votação sendo aprovada por unanimidade, conforme estabelece o Regimento Interno da casa.
REQUERIMENTOS
Na mesma sessão os vereadores aprovaram seis requerimentos que deve ser enviados ao Poder Executivo municipal para soluções cabíveis. Pela ordem foram; 032 de autoria do vereador Pedro do Leite, solicita a construção de uma cisterna no PSF do Povoado Pé da Serra. O requerimento 033 requer também construção de cisterna no povoado Camurupim no PSF Josefa Sampaio dos Santos. O requerimento 034; requer construção de cisterna no PSF no Povoado Brejinho de São Francisco. O 035; solicita a recuperação do chafariz no povoado Igarana.
Os requerimentos 036 e 037, de autoria do Vereador Raphael Silva, requereu a recuperação da estrada que liga o povoado Brejinho ás localidades de Lagoa dos Porcos, Emparedado e Santa Rosa, na Zona Rural do município.
TRIBUNA
O vereador Carlitu´s (PSD), fez o uso do seu tempo na tribuna para cobrar do executivo resposta dos seus requerimentos enviado a prefeitura.
O vereador Raphael Silva (PPL), usou da tribuna para parabenizar os acadêmicos de Direito pelo o seu dia e destacou que já foi estudante do Direito e sabe da importância desta grande profissão, além de justificar seus requerimentos, o parlamentar explicou boatos sobre a audiência pública que deve acontecer no dia 25 sobre o transporte coletivo, segundo ele a atuação é que os transportes se regularizem e preste bons serviços à cidade de Luís Correia e não aumentar o valor da passagem como se comenta na cidade.
O vereador Artrannho “ Homem do Chapéu” (PV), fez seu pronunciamento e cobrou providencias da secretaria de saúde com relação a Unidade Básica de saúde do povoado Lagoa do Camelo. Segundo ele a comunidade está sem atendimento médico, após pronunciamento á assessoria do vereador informou que o secretário de saúde, já teria resolvido a demanda. 
O vereador Pedro do Leite (PTB), usou da tribuna para justificar seus requerimentos e destacar suas ações, segundo ele o asfalto que liga a região de Brejinho a Cocal deve se retomado em breve.
O vereador Paulo Cazuza (PP), líder da oposição fez o uso da fala para cobrar agilidade do executivo na contratação dos aprovados no teste seletivo. Logo após a assessoria do gabinete do prefeito enviou á Câmara o edital de convocação publicado no diário oficial e blogs da cidade.
O vereador Tião do Caranguejo (PSB), líder do governo que tem o papel importante de liderar a base do governo na câmara, usou do seu tempo de líder, para justificar algumas ações do executivo, segundo ele a coleta de lixo e capinas de ruas tem sido frequente na cidade, porém a estrutura não suporta atender todas as demandas de uma só vez.
Câmara Municipal de Luís Correia – PI.
Texto e Fotos da Assessoria de Comunicação.