sábado, março 10, 2018

Projetos e requerimentos são discutidos e aprovados durante sessão da Câmara de Luís Correia

Na manhã da última sexta-feira (09/03) aconteceu sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Luís Correia, a onde foram discutidos diversos requerimentos e projetos de lei. A sessão foi dirigida e presidida pelo Vereador Valdemir Silva (PT) e contou com a presença de populares e da impressa.
O Vereador Raphael Silva (PPL) apresentou o projeto de lei 002/2018 que dispõe sobre a concessão do titulo de cidadão honorário a Senhora Sônia Maria da Silva. O Vereador justifica os relevantes serviços prestados da homenageada a cidade de Luís Correia, o projeto seguirá para segunda votação.
O Prefeito Kim do Caranguejo (PSB) enviou a casa, o projeto de lei 003/2018 que autoriza os tomadores de financiamentos rurais junto ao Fundo de Aval do Município de Luís Correia, do pagamento dos débitos existentes, como também utilizar os recursos do referido fundo para liquidar operações com base lei nº 13.606 de 09 de janeiro de 2018 e dá outras providências.
O poder executivo também enviou o projeto de complementar 004/2018 que dispõe sobre o reajuste salarial aos funcionários públicos efetivos no âmbito da administração, do município de Luís Correia, classe dos enfermeiros – PSF para alterar a lei municipal nº 842 de 01 de abril de 2016.
Também enviado pelo gabinete do Prefeito, o Projeto de lei 05/2018 que institui a Semana Municipal de Ações Contra a Medicalização da Educação e dá outras providencias. Na justificativa, o Prefeito ressaltou a importância do Projeto para a comunidade luiscorreiense de uma forma geral e pediu apoio dos vereadores para aprovação da matéria.
De autoria do presidente da Casa, Vereador Valdemir Silva (PT), o Projeto 06/2018 dispõe sobre a declaração de utilidade pública municipal o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores, Agricultoras familiares de Luís Correia (PI). O edil comentou sobre a importância da instituição para o setor e ressaltou que é necessário que poder legislativo reconheça o sindicato como utilidade publica. O Vereador Valdemir Silva (PT) também apresentou o requerimento 010/2018 que solicita a recuperação da estrada que dá acesso à comunidade de Boa Esperança através da BR-402 até a comunidade de Mutucas, na zona rural de Luís Correia.
Já a Vereadora Francilda Paz (PP), solicitou a presença da Secretária de Educação, Maninha Fontenele, para esclarecer sobre o fechamento de creches no município. O pedido da vereadora, é que a gestora da educação se faça presente no próximo dia 16 de março durante sessão ordinária do poder legislativo luiscorreiense.
O Vereador Zé Maria do Coqueiro (PSB) apresentou o requerimento 012/2018 que solicita do poder executivo municipal, a construção de um Posto de Saúde no Residencial Brisa Mar, localizado no Bairro Peito de Moça. Segundo ele, o pedido é para atender aos anseios da população daquela comunidade.
ASCOM CMLC