terça-feira, julho 10, 2018

Entre pré-candidatos à reeleição na Câmara Federal, Fábio Abreu tem a melhor média

O 180graus analisou as pesquisas municipais divulgadas até agora, realizadas pelo Instituto BrVox, para medir o desempenho dos políticos piauienses pré-candidatos à reeleição na Câmara Federal. Somente dois têm acima dos dez por cento de média, considerando os valores estimulados e espontâneo, no comparativo dos resultados em sete cidades até aqui sondadas sobre intenção de voto. A lista inclui ainda os quatro suplentes que chegaram a assumir o mandato, em algum momento.
O melhor desempenho, na média, é do deputado Fábio Abreu (PR). O trabalho na área de segurança, que lhe deu visibilidade em 2014, foi reforçado durante o mandato por ter assumido justamente o comando da Secretaria de Segurança do Piauí. Praticamente todo o mandato, Abreu passou no estado, lhe garantindo maior aproximação com os colégios eleitorais.
Em intenção de voto, na sua cidade natal, por exemplo, obteve 54,06% na estimulada. O segundo melhor percentual, também na estimulada, foi na cidade de União, ficando com 30,31%. Em Teresina, somou 25,60% na estimulada.
A mesma proximidade que foi permitida a Rejane Dias (PT), que nos últimos três anos e meio esteve à frente da secretaria de Educação do Piauí. Um dos maiores orçamentos do estado, e consequentemente, com uma ampla possibilidade de ações, que no comparativo das pesquisas feito pelo 180 lhe deu a segunda melhor média.
Seguem, com médias puxadas pela boa intenção de voto em colégios eleitorais que lhes são importantes, os deputados Paes Landim (PTB), Átila Lira (PSB) e Júlio César (PSD). O suplente Silas Freire (PRB), que esteve em exercício por quase todo o mandato, pontuou em duas cidades, apenas. Na estimulada, em Teresina, e na espontânea, em Picos. Números que, dentre os pré-candidatos à reeleição, o deixou com a sexta melhor média.
Com média abaixo dos cinco por cento, na comparação dos resultados, ficaram Heráclito Fortes (PSB), os suplentes Maia Filho (PP), Flávio Nogueira (PDT) e Merlong (PT), e ainda os deputados Iracema Portella (PP), Assis Carvalho (PT), Marcelo Castro (MDB) e Rodrigo Martins (PSB).
As médias trazidas pelo 180 levam em consideração os resultados em sete cidades, cujas intenções de voto foram até agora divulgadas pelo BrVox. Alguns dos pré-candidatos aparecem em apenas dois levantamentos, já que as listas de intenção de voto estimulada são elaboradas incluindo os pré-candidatos apoiados por lideranças no município.
Dados das pesquisas
UNIÃO ESTIMULADA | TRE PI 06503/2018
PICOS ESPONTÂNEA | TRE PI 06987/2018
TERESINA ESTIMULADA | TRE PI-04957/2018
FRONTEIRAS ESTIMULADA | TRE PI-08302/2018
JOSÉ DE FREITAS ESTIMULADA | TRE PI-07666/2018
PEDRO II ESTIMULADA | TRE PI-00161/2018
MIGUEL ALVES ESTIMULADA | TRE PI-03264/2018
Fonte: 180Graus