sábado, agosto 04, 2018

PI: Justiça mantém prisão de 22 suspeitos de fraude em transporte escolar

Os nomes de 21 presos na Operação Topique, que investiga fraudes em licitações do transporte escolar do governo do Piauí, foram divulgados na tarde desta sexta-feira (3) pela Justiça Federal do Piauí, através da Secretaria da 3ª vara criminal federal do estado. 
Durante todo o dia de ontem aconteceram as audiências de custódia de 22 presos na operação, sendo 13 preventivamente e 9 temporariamente e nenhum deles foi liberado. O juiz da 3ª vara criminal federal, Agliberto Gomes de Machado, ouviu os presos em audiência.
Agliberto Gomes decidiu pela manutenção da prisão 22 dos 23 detidos na operação deflagrada pela Polícia Federal. Somente uma delas, Nara Loyse Marques, foi liberada ainda ontem. 
Além disso foram expedidas na deflagração da Topique, 40 mandados de busca e apreensões. Segundo cálculo da PF, o prejuízo com as fraudes chega a R$ 119 milhões. 
A Diretora de Secretaria da 3ª Vara Criminal Federal, Marta Rocha, explicou que as audiências serviram para apreciar somente as circunstâncias nas quais todos foram presos.
“Não é nada do processo em si. Quanto a isso, continuam as investigações, que está na fase de inquérito. A questão de manter a prisão ou não, o juiz pode aproveitar para apreciar em audiência os pedidos de liberdade que os advogados costumam entrar. Mais via de regra, a audiência de custódia serve para avaliar como foi feita a prisão por parte da polícia. Tanto é que eles passam pelo IML e se apresentam (à Justiça Federal) para ver se sofreram alguma lesão, tortura”, esclareceu a diretora.
Veja o nome de 21 dos 22 presos que tiveram as prisões mantidas:
Lívia de Oliveira Saraiva
Charlene Silva Medeiros
Lana Mara Costa Sousa
Magna Ribeiro da Silva Flizikowski
Maria Anniele de Fátima Almeida
Suyana Soares Cardoso
Sicilia Amazonas Soares Borges
Francis Camila de Sousa Pereira
Paula Rodrigues de Sousa dos Santos
Elisandra Pereira Lima
Lisiane Lustosa Almendra
Antônio LIma de Matos da Costa
Luís Carlos Magno Silva
Carlos Augusto Ribeiro de Alexandrino Filho
Miguel Alves Lima
Odair Gomes Leal
Raimundo Félix Saraiva Filho
Rodrigo José da Silva Junior
Luiz Gabriel da Silva Carvalho
Samuel Rodrigues Feitosa
Antonio Ribeiro da Silva
Cidade Verde