quarta-feira, setembro 12, 2018

Jumentos apreendidos em vias públicas serão doados

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) está doando quatro jumentos que foram apreendidos em vias públicas. Os jumentos ficarão no prazo de 10 dias sobre a responsabilidade da secretaria, prazo também dado para que os proprietários possam procurar o órgão e dar entrada no pedido de resgate.
O coordenador de apreensão de animais em Picos, Erismar Santiago, afirma que esses animais não foram reclamados pelos seus proprietários e que no momento o número de animais apreendidos é pequeno.
“Atualmente nós estamos com o índice pequeno de animais, como está na época do pessoal da zona rural estar fazendo a retirada da palha de carnaúba, aí tem muita gente interessado em jumentos para fazer esse trabalho, o transporte das palhas”, disse.
De acordo Erismar Santiago, as famílias que se interessarem por um jumento e tendo o animal disponível no curral podem estar procurando o órgão, portando os documentos pessoais e o comprovante de residência atualizado.
“Tendo o animal disponível no curral, a família chegando aqui necessitando de um, dois, quantos queira e agente tendo a disponibilidade do animal, de imediato a gente faz a doação. Como eu disse, é doação, a pessoa não precisa pagar nada”, reiterou.
No ato da solicitação, o mesmo assina um termo de responsabilidade, e nesse termo, o interessado se compromete, em caso de não necessitar mais do animal, ao invés de soltar em via pública, o proprietário deve procurar a secretaria para fazer a devolução.
“ Se por ventura a gente fizer a doação de um animal para uma determinada família e posteriormente, nós estivermos fazendo ronda e capturarmos esse animal e descobrimos que ele foi adotado e depois solto pela pessoa que o adotou, essa pessoa está passiva de sofrer penalidades em lei”, explicou.
Fonte: Meio Norte