quarta-feira, novembro 14, 2018

Após chuvas, besouros invadem cidade de São Raimundo Nonato; veja as fotos!

A cidade de São Raimundo Nonato está passando por uma infestação de besouros que vem assustando as pessoas. Segundo moradores, os insetos surgiram após uma chuva que caiu sobre a cidade, desde então eles estão tomando o município.
Segundo denúncias feitas ao 180graus por moradores do local, a cidade está tomada pelos insetos, seja nas ruas, na universidade e até academias; “São encontrados na cidade inteira. Na universidade que trabalho, no prédio, na academia”, disse Éverton Leandro de França Ferreira, professor de química da Univasf.
A situação está tão crítica, que alguns moradores compararam o caso com as famosas “Pragas do Egito”; “Lá na cidade de São Raimundo Nonato está tendo tipo uma praga, sempre nessa época tem uma praga de tipo um besouro, o pessoal está reclamando bastante, já vi muitos stories, tipo uma praga”, disse um morador.
De acordo com a bióloga Roseane Souza, os insetos surgem geralmente no período chuvoso; “São insetos, geralmente da família Scarabaeidae, que no início do período chuvoso e no seu estágio adulto saem à procura de parceiros para reprodução. Eles são atraídos pela luz. Então um meio de evitá-los é apagar as luzes”, disse Rosene. 
“Algumas espécies podem liberar uma toxina que pode irritar a pele. Mas a minoria faz isso, essa toxina não é para defesa. É um feromônio que atrai as fêmeas”, complementa a bióloga.
As fotos da infestação impressiona, deixando enormes manchas negras ao longo da cidade.
Fonte: 180Graus