sexta-feira, novembro 02, 2018

Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba participa de caminhada de encerramento do “Outubro Rosa”

Na manhã desta quarta-feira (31), dentro da campanha de prevenção do Câncer, encerrando as atividades do “Outubro Rosa”, aconteceu uma caminhada que percorreu as principais ruas do centro da cidade e foi concluída na Praça da Graça, com esclarecimentos sobre a prevenção do câncer, com atendimentos, aulão de dança, com professor Júnior Nobre, além de um lanche que foi servido aos presentes. O evento foi uma parceria entre o Hospital e Maternidade Marques Basto, Secretaria Municipal de Saúde, Rede Feminina de combate ao câncer e Liga de oncologia de Parnaíba.
Segundo o médico oncologista Nereu Bastos, o câncer de mama é o segundo mais prevalente na mulher, só perdendo para câncer de pele. “Estima-se que vamos ter 57 mil novos casos de câncer de mama em 2018. Então, é câncer com alta incidência, porém, com alto índice de cura, desde que seja descoberto em fase inicial”, relatou o oncologista.
O oncologista também falou que a caminhada é uma forma de conscientização. “Queremos conscientizar a população para se prevenir e realizar os exames periódicos para que, descoberta a doença na fase inicial, a gente consiga a cura dos pacientes. Importante destacar que outubro é o mês de chamar a atenção, mas a mulher tem que se prevenir todos os meses do ano”, enfatizou.
Renata Menezes, coordenadora da mulher, na Secretaria de Saúde do município, falou das parcerias que foram realizadas para que acontecesse a Caminhada. “Parcerias que a gente vem trabalhando desde ano passado, com ações sociais junto com o Hospital Marques Basto. Tivemos a ideia de realizar a caminhada com o hospital, a secretaria de saúde, rede feminina de combate ao câncer e Liga de oncologia de Parnaíba e todos juntos estamos realizando este evento”, disse. Ela destacou a importância da mulher observar seu corpo para perceber se tem alguma alteração. Quanto mais cedo detectar o câncer, melhor é o índice de cura.
O proprietário e diretor do Hospital e Maternidade Marques Basto, Mirócles Veras, destacou que a divulgação da campanha do outubro rosa tem objetivo de promoção e prevenção. “Hoje somos a única instituição que atende o câncer na região norte. É mais uma ação em prol dessa causa. Estamos sempre realizando campanhas em parceira com a clínica João Filho, Secretaria de Saúde, para que as pessoas de Parnaíba e da região saibam que temos serviços de qualidade, com bons profissionais e bons equipamentos”.
Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes Estratégia de Saúde da Família, com apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realizaram palestras no decorrer de todo o mês, com tema câncer de mama.
Ascom PMP