terça-feira, dezembro 25, 2018

Mais de vinte presos cavam túnel e fogem de penitenciária no Piauí

                        Quatro foragidos foram recapturados pela Polícia Militar 
Pelo menos vinte e três detentos conseguiram fugir da Penitenciária José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia de Teresina. Até o momento, quatro dos foragidos foram recapturados pela Polícia Militar.
De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) a fuga aconteceu por volta das 2h deste segunda-feira (24). Um túnel foi cavado pelos detentos na cela de número 5, no pavilhão H. Homens que estavam presos em diversas celas do pavilhão usaram o túnel para escapar.
Segundo o presidente do Sinpoljuspi, Kleyton Holanda, durante as últimas semanas, diversos presos provocaram sua transferência de outros pavilhões para o pavilhão H. “Agentes plantonistas havia pedido à gerência da Casa de Custódia que se aprofundassem sobre essa situação. Hoje foram surpreendidas com essa fuga, que já estava anunciada”, disse.
Um fator que, segundo o presidente do Sinpoljuspi, pode ter facilitado a fuga foram as fortes chuvas que caíram em Teresina durante as últimas semanas. De acordo com Kleyton Holanda, a umidade fragilizou o solo do pavilhão e facilitou a escavação.
Ainda durante a manhã de segunda-feira (24), quatro detentos foram recapturados pela Força Tática da Polícia Militar. Uma mulher que estava com os foragidos também foi detida para prestar depoimento à Polícia.
O Sinpoljuspi divulgou a lista dos nomes dos detentos foragidos nesta madrugada (24):
Jalisson da Silva Sepulveda
Luiz Felipe da Silva Sousa
João Winslan do Nascimento Nunes
Alan Lopes da Silva
Francisco de Assis Miranda
Cleiton Freitas da Silva
Crenildo dos Santos Machado
Maciel Rocha
José Williames Pereira
Marcos Antônio da Silva Santos
Lucas Estevão da Silva
Maurício Cabral da Silva
Eli Patrick Morais Santos
Alexandre Magalhães Borges
Sanders da Silva Soares dos Reis
Carlos Eduardo Rodrigues Batista
Raimundo Nonato Rodrigues da Costa
Carlos Eduardo dos Santos Silva
Cristiano Barroso Oliveira
Bruno Pessoa de Oliveira
Wellington Max de Sousa Alves
Ronaldo Alexandre Soares
Yago Ramon Alves Ferreira
Por meio de nota, a Penitenciária José de Ribamar Leite informou que a fenda aberta foi fechada com concreto. Leia abaixo a íntegra da nota:
A gerência da Penitenciária José de Ribamar Leite informa que por volta das 2h da manhã desta segunda-feira (24) os agentes de plantão identificaram uma movimentação atípica e em seguida constataram um buraco na retaguarda da unidade. Uma fenda havia sido aberta na cela 05 do Pavilhão H ocasionando na fuga de 23 detentos, número constatado após checagem de internos. Os nomes já foram identificados e repassados às polícias Civil e Militar que já recapturaram quatro dos presos. As diligências policiais continuam e a fenda aberta já foi fechada com concreto.
Fonte: G1/PI