domingo, abril 21, 2019

Dique de proteção do Rio Igaracu assusta população após cheia em Parnaíba

As águas do rio Igaraçu, em Parnaíba, atingiram a mureta de proteção faltando cerca de 40cm para transbordar este final de semana. Na manhã deste domingo (21/04) o rio já estava mais baixo, mas ainda é motivo de muita preocupação dos parnaibanos que temem pelo seu rompimento.
                                             Histórico de alagamentos
O cais do rio Igaraçu que protege Parnaíba das grandes enchentes foi construído por Mirócles Campos Veras quando foi prefeito nomeado por Getúlio Vargas em 1937 durante o Estado Novo. Em 1974, depois de uma grande enchente o cais não foi suficiente para reter as águas e transbordou alagando os bairros São José, Mendonça Clark, Centro e Bairro do Carmo. Percebeu-se então a necessidade de fazer uma mureta de proteção o que foi feito na administração do prefeito João Silva Filho nos anos 80. O cais recebeu um dique em sua parte superior com o objetivo de melhor proteger a cidade das cheias do rio Igaraçu.
                                                   Falta de manutenção
Entretanto, desde a construção em 1937, por nunca ter sido feita uma manutenção preventiva, o cais já vinha aos poucos desmoronando e dando sinais visíveis de um possível rompimento, o que aconteceu parcialmente no ano passado 2018 e este ano deixando parte da avenida Nações Unidas interditada no setor entre a Capitania dos Portos do Piauí até o Sesc Beira Rio.
                                        Moradores preocupados
O morador do Bairro Nossa Senhora do Carmo, Edson Luiz, preocupado com a falta de manutenção do cais, há quase duas décadas vem acompanhando ano a ano o avanço da destruição no setor da avenida Nações Unidas, já tendo feito denúncias junto a imprensa local mostrando que a qualquer momento nas proximidades do Sesc Beira Rio o cais poderia ceder e no caso de uma grande cheia do Igaraçu aquela região estaria bastante vulnerável a alagamentos. "Desmoronamento do cais da beira rio de Parnaíba já era previsível devido a décadas de abandono", disse o morador.
                                                         O Rio Igaraçu 
O rio Igaraçu é um curso de água na região do litoral do estado do Piauí, efluente do Rio Parnaíba que compõe o Delta. Seu curso com extensão de 20 km até a foz no Oceano Atlântico localiza-se a montante do município de Parnaíba, no norte do estado. O rio possui trechos classificados como Área de Proteção Ambiental pelo ICMBio e banha também o município de Luiz Correia quando joga suas águas na baia de Amarração.
Fonte: Jornal da Parnaíba