sexta-feira, abril 26, 2019

Polícia apreende em Luís Correia tamanduá de espécie considerada a menor do mundo

     Tamanduá foi resgatado pela Polícia Militar. — Foto: Divulgação/PM
Durante blitz da Operação Tiradentes na entrada da cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, nessa quarta-feira (24), a Polícia Militar apreendeu um tamanduá do tipo “tamanduaí”, considerado o menor da espécie no mundo, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Ele estava dentro de uma mochila que foi abandonada.
Segundo a Polícia Militar, uma pessoa ainda não identificada correu e abandonou uma mochila ao perceber a presença da blitz policial. Quando os policiais foram até o local, encontraram o pequeno tamanduá amarrado pela cintura dentro da bolsa.
O Ibama foi acionado para recolher o animal e levá-lo a um local seguro e protegido. Segundo o Ibama, o animal é adulto e está bem, sem ferimentos ou sinais de maus tratos. Os técnicos informaram ao G1 que não é comum haver apreensão dessa espécie, por ser considerada rara.
O animal é considerado o menor dentre os tamanduás e recebe também os nomes de tamanduá-cigarra e tamanduá-seda. Ele mede cerca de 40 cm e pesa em média 300 g, sendo muito raro de ser visto por seus hábitos noturnos e por viver na copa das árvores na mata.
Fonte: G1/PI