Vereadores de Luís Correia aprovam audiência publica para discutir redução do valor do IPTU (ÁUDIO)

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (29/03) mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Luis Correia, a reunião teve participação de populares e foi presidida pelo vereador Mirialdo Mota (PR), Presidente da casa. 
O primeiro orador foi vereador Artrannho Mota (PV), o edil criticou e cobrou o retorno do transporte de alunos da rede estadual, uma vez que os alunos da zona rural vêm sendo prejudicados. Artrannho ainda pediu espaço na tribuna da casa para o senhor Lima, liderança do povoado Macapá, ele fez um breve relato e aproveitou para reivindicar melhorias em obras para a citada comunidade.
O Vereador Joãozinho da Salgada (PSB) falou de sua preocupação com as demandas das comunidades, dentre elas o problema com o transporte de alunos da rede estadual. Falou também dos problemas dos desabrigados da chuva. Joãozinho ainda criticou a falta de segurança e por fim declarou apoio à abertura de audiência publica para debater a questão do alto valor do IPTU que vem gerando vários questionamentos em Luís Correia.
Em seguida o Vereador Pedro do Leite (PTB) cumprimentou o público presente e falou de sua luta na busca de recursos e elaboração de projetos para desenvolver a cidade. O Vereador também explicou sobre as emendas parlamentares conseguidas com a bancada federal e estadual, o vereador ainda defendeu a redução do valor do IPTU, tendo em vista que a população é humilde e nem sempre pode pagar o imposto.
Em seguida o vereador Rafhael Silva (PPL) usou a palavra e apresentou o requerimento 004/2019 provocado pela Associação Comercial e Industrial de Luís Correia, para discutir a redução dos impostos. O vereador deu exemplos do desenvolvimento da vizinha cidade de Parnaíba, e comparou com o baixo crescimento do município de Luís Correia, devido à politica fiscal e a alta carga tributária que se aplica aos munícipes e investidores. O vereador comentou sobre a importância da audiência publica para debater também o plano diretor, onde inclui o Macapá como zona urbana.
O vereador Valdemir Silva (PT) defendeu o consenso a respeito do código tributário, uma vez que a proposta já foi discutida, mas frisou que se a população não tá satisfeita, cabe a casa discutir e reduzir, comparando com dados de outras cidades. “O problema não é tão simples de resolver, tem que ver o impacto que isso vai causar. Existe disputa por terras, grileiros que se especializaram em vender terras públicas. Mas cabe ao executivo mandar nova proposta de regularização fundiária, para evitar especulação. O problema não só do Macapá, mas de toda cidade” disse o parlamentar.
O Vereador Paulo Cazuza (PP), líder da oposição defendeu incentivos fiscais a investidores e redução do valor. “É preciso ouvir a população, é preciso alteração no código tributário, essa taxação de imposto é absurda, o Brasil passa por crise financeira” disse. Para finalizar, o vereador também cobrou a regularização do transporte escolar aos alunos da rede estadual, no município, uma vez que os repasses vem fielmente do Ministério da Educação. “Esse problema não se justifica, é uma questão que vem prejudicando a carga horária e o rendimento intelectual dos alunos junto ao IDEB” completou.
O Vereador Carlitus Machado (PSD), líder do Prefeito na câmara, falou de reuniões que teve com procuradores do município. Segundo ele, vai haver o reestudo da questão do IPTU. O vereador garantiu que somente as áreas urbanas serão tributadas. O vereador falou da importância da audiência publica, solicitada pelo vereador Rafhael, que vai proporcionar o momento que a sociedade poderá interagir e dar suas opiniões. Ouça o áudio:
Ao final da sessão o vereador Mirialdo Mota, submeteu o requerimento para votação e foi aprovado por unanimidade, ficando a data a ser marcada posteriormente. O vereador agradeceu a imprensa e ao público ao publico e encerrou a sessão.
ASCOM CMLC

Share on Google Plus

Folha de Parnaíba

Repórter e comunicador, funcionário público concursado, idealizador do Portal Folha de Parnaíba. Pessoa humilde e trabalhador, autêntico, verdadeiro e temente a Deus. Email: folhadeparnaiba@hotmail.com .