terça-feira, maio 07, 2019

Até quando vamos sustentar essa guerra?

Existe uma guerra no Brasil, curiosamente sem propósito algum e completamente evitável. Em comum a todas as outras, essa nossa guerra mata, faz inválidos e custa caro: 380 mil mortos e 3 milhões de inválidos entre 2011 e 2018 e mais de R$ 50 bilhões por ano. Atualmente poucos conflitos impõem custo social tão elevado.
Além disso essas guerras impactam a sociedade de várias maneiras, sendo as mais fortes:a afetiva, a psicológica e a financeira. No combate estão pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Sim, a guerra é a do trânsito. Os números acima são da Seguradora Líder responsável pelo DPVAT e do Observatório Nacional de Segurança Viária.
É inaceitável que a violência do trânsito brasileiro cause os mesmos transtornos de uma guerra armada: morte, invalidez, transtorno psicológico fortes e forte gasto de dinheiro público. Estamos em 2019, sabemos exatamente como acabar com isso. Estamos esperando o quê? 
Por Diego Menezes, bacharel em Administração pela UFPI-Parnaíba, apresentador do Canal Automobi no YouTube e idealizador do projeto Motociclista do Bem.