Máquinas e homens trabalham na revitalização da Lagoa do Bebedouro, em Parnaíba

A prefeitura de Parnaíba que tem a frente o prefeito Mão Santa, através da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Serviços Urbanos está fazendo um trabalho de revitalização na Lagoa do Bebedouro. Várias máquinas e inúmeros caminhões e mais de cem homens estão trabalhando na limpeza das margens da Lagoa do Bebedouro.
 As obras estão sendo tocadas com recursos próprios do município e tem como objetivo fazer a urbanização do entorno da Lagoa do Bebedouro, incluindo a limpeza das margens da lagoa que devido as décadas de abandono estava tomada pelo mato e lama, drenagem das águas pluviais, construção de um calçadão em seu entorno e implantação de rede de iluminação.
Além da revitalização as obras irão promover a preservação ambiental das suas nascentes. A lagoa recebe águas das chuvas durante o inverno e durante o verão recebe águas do Rio São José e Parnaíba quando das grandes marés, o que mantém a lagoa cheia o ano inteiro. No inverno ela despeja o excesso de suas águas no rio São José através de um sangradouro, evitando que ela transborde causando alagamento aos moradores de seu entorno.
A Lagoa do Bebedouro, um dos mais belos recantos de Parnaíba é de uma beleza ímpar e tem potencial para exploração turística oferecendo mais opções de lazer para os parnaibanos e visitantes. O nome da lagoa se deu por conta de que no passado, ela servia de bebedouro para o gado que pastava nessa zona eivada de rusticidade. No seu entorno prosperaram muitas cocheiras de gado que com crescimento da cidade quase todas tiveram que se deslocar.
A lagoa tem cerca de 3 quilômetros de extensão sendo de grande relevância para a população da região, em especial dos bairros Santa Luzia, Bebedouro e São Vicente de Paula. A gestão do prefeito Mão Santa na presença do ex-ministro do Meio Ambiente do governo Temer, Sarney Filho quando esteve em Parnaíba no ano passado, protocolou um projeto solicitando recursos para a revitalização da Lagoa do Bebedouro. O ex-deputado Heráclito Fortes também abraçou a causa e prometeu ajuda. Mas o governo acabou e Heráclito não foi reeleito. 
Esperamos agora que o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro que estará em Parnaíba dia 14 de agosto, nas comemorações do aniversário da cidade, possa autorizar verbas para a conclusão de um projeto mais amplo para a Lagoa do Bebedouro.
Por: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Compartilhar no Google Plus

Folha de Parnaíba

Repórter e comunicador, funcionário público concursado, idealizador do Portal Folha de Parnaíba. Pessoa humilde e trabalhador, autêntico, verdadeiro e temente a Deus. Email: folhadeparnaiba@hotmail.com .