Bombeiros alertam população contra incêndio durante período seco de verão

Entre os meses de julho a dezembro logo após o período chuvoso é constante os números de queimadas devido à seca e o os fortes ventos que atingem a região norte, principalmente na faixa litorânea, onde temos Parnaíba e cidades vizinhas. Não jogar toco de cigarros, materiais inflamáveis ou até vidros que refletem no sol quente; podem evitar graves queimadas.
O 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares do Piauí com sede em Parnaíba é responsável por toda a região norte o que sobrecarrega os militares que trabalham em pequeno número, comparando as chamadas de ocorrências.
Nossa reportagem esteve na última terça feira (13) no 2º batalhão, onde obtivemos algumas informações sobre as ocorrências envolvendo queimadas em terrenos e áreas de vegetação nesse período. Segundo as informações só naquele dia já haviam sido registradas quatro chamadas para esse tipo de ocorrência, foram, os focos de incêndios em locais distantes de residências de onde não há chamadas.
A corporação conta com dois caminhões tanques com capacidade de cinco mil litros cada, e um carro menor para locais de difícil acesso em que os caminhões não chagam, mas dão apoio de certo ponto no abastecimento por meio de bombas. 
O indicado é chamar os bombeiros ainda nos pequenos focos de incêndios que aparecem por meio da fumaça. Não temos informações se a corporação dispõe de aplicativos no auxílio a chamadas, mas, o tradicional telefone 193 continua disponível; nos locais onde este não funciona é indicado entrar em contato por meio da Polícia Militar, por serem corporações amigas.
Edição: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Compartilhar no Google Plus

Folha de Parnaíba

Repórter e comunicador, funcionário público concursado, idealizador do Portal Folha de Parnaíba. Pessoa humilde e trabalhador, autêntico, verdadeiro e temente a Deus. Email: folhadeparnaiba@hotmail.com .