Locomotiva que fará percurso Parnaíba a Luís Correia começa a ser preparada

A história da EFCP, a Estrada de Ferro Central do Piauí, se confunde até mesmo com a própria história de Parnaíba. Sua operação aconteceu entre os anos de 1918 e 1957, quando foi encampada pela Rede Ferroviária Federal. Tempos de pujança em que quase toda a economia da região circulava por trilhos.Sede da Estrada de Ferro Central do Piauí, em Parnaíba, hoje abriga Museu do Trem
Foi justamente pensando em resgatar este passado histórico que o empresário Valdeci Cavalcante, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Piauí (Fecomercio-PI), resolveu reativar as rotas da velha locomotiva. Os equipamentos trazidos de outros estados já começaram a chegar.
Ao todo serão três máquinas, sendo duas movidas a diesel e uma a vapor, operando com passeios turísticos entre Parnaíba e Luís Correia, a princípio. Em um futuro próximo, Valdeci Cavalcante espera que a linha férrea seja reativada em distâncias ainda maiores, podendo chegar a Piripiri ou mesmo até Teresina.Valdeci Cavalcante falou sobre a locomotiva durante entrevista a TV Costa Norte
Para recuperar a malha ferroviária, a Valdeci também adquiriu novos trilhos e parte deles encontram-se em Parnaíba. Um trabalho de restauração será feito para aproveitar o que existe, principalmente nos trechos que necessitarem de mais reparos. A chegada de outros trilhos é aguardada para os próximos dias.
Fonte: Portal Costa Norte

Compartilhar no Google Plus

Folha de Parnaíba

Repórter e comunicador, funcionário público concursado, idealizador do Portal Folha de Parnaíba. Pessoa humilde e trabalhador, autêntico, verdadeiro e temente a Deus. Email: folhadeparnaiba@hotmail.com .