Militares avaliam positivamente os desfiles do 7 de setembro em Parnaíba

A cidade de Parnaíba teve programação especial neste sábado para celebrar o feriado de Sete de Setembro- aniversário da Independência do Brasil. A solenidade teve início a partir das 8h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de Piauí e do município; execução dos hinos da Parnaíba, hino nacional e, na sequência, revista da Tropa com o Capitão dos Portos e prefeito de Parnaíba.
No palanque estiveram presentes autoridades do Executivo, Legislativo, militares das Forças Armadas, militares da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras instituições.
O Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Piauí, disse que de maneira geral o evento teve um grande êxito com presença maciça do público que veio foi apoiar e aplaudir as escolas e as instituições militares. ”Consegui enxergar nos olhos de cada um, o sentimento que a força armada cultua diariamente, que é o civismo e o patriotismo, cultuando o símbolo nacional. O evento só teve pontos positivos”.
O evento foi organizado pela Capitania dos Portos do Piauí, Prefeitura de Parnaíba, Tiro de Guerra 10-012, com participação das escolas do município, estaduais e particulares.
O Tenente de Vitélio de Oliari falou como foi a participação do Tiro de Guerra na organização do evento. “Acredito que nesses 3 anos que estou junto à Marinha e a Prefeitura, hoje foi um dos melhores desfiles. Também contamos com presença de um público bem expressivo. Contamos com a presença de entidades e instituições desfilando, tanto a pé como nas viaturas de carros e caminhões. Todas as entidades militares participaram. E uma novidade foi o corpo de bombeiros que veio desfilando também a pé. Acredito que tivemos um público em torno de 7 mil pessoas”, relatou.
Outra novidade do desfile foi a participação do grupo de ciclistas, crianças vestidas de marinheiro dentro das viaturas da Capitania dos Portos. A participação dos veteranos da Marinha ocorreu pela primeira vez em desfile da Independência. Houve ainda o desfile de motociclistas e dos Cavaleiros do Asfalto.
O sargento Lima, que está na reserva desde 2009, falou da emoção de desfilar no dia 7 de setembro, ainda sendo filho da terra. “Foi uma honra desfilar aqui na minha cidade de Parnaíba, sou filho daqui. Eu entrei na Marinha em 1980 e fui para reserva 2009. Estou emocionando em rever alguns amigos que estão na ativa e como encontrar o comandante Deusimar e outros que estão na reserva. Foi um dia maravilhoso e participaria outras e outras vezes”, finalizou emocionado.
O Comandante falou sobre sua última participação no evento. “Já fico com saudade porque este é o meu último ano como Capitão dos Portos. mas acredito que a cada ano a Marinha vai se aprimorando e, juntos com demais atores municipais, federais e estatais, vão se juntar novamente para o ano que vem”.
Fonte: Blog do B.Silva


Compartilhar no Google Plus

Folha de Parnaíba

Repórter e comunicador, funcionário público concursado, idealizador do Portal Folha de Parnaíba. Pessoa humilde e trabalhador, autêntico, verdadeiro e temente a Deus. Email: folhadeparnaiba@hotmail.com .