quarta-feira, setembro 18, 2019

Prefeito Mão Santa inaugura reservatório pluviométrico no Bairro Planalto; VÍDEO

Foi inaugurado na tarde deste sábado (14), o primeiro piscinão projetado da cidade de Parnaíba. A obra, realizada pela Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura é a primeira em décadas construída para de forma definitiva conter alagamento em trechos urbanos na cidade.
Diferente dos chamados piscinões 1 e 2, localizados nos Bairros Piauí e Frei Higino respectivamente, o novo reservatório de captação de águas pluviométricas foi construído totalmente com paredes de contenção em concreto e profundidade de 5,2 metros, que receberá as águas provenientes do trecho mais baixo da Avenida João Baptista Figueiredo (antiga João Silva Filho) que causava transtorno a moradores da região. 
Segundo o engenheiro da Seinfra Rubens Ferreira, a obra funciona como uma bacia de contenção, coletando a água da avenida que será infiltrada no solo aos poucos. 
No entanto, caso haja uma quantidade maior de água captada, a obra está com marcações de níveis de transbordamento, o que acionaria equipes da defesa civil e Seinfra para de imediato realizar a retirada do excesso de água através de caminhões pipa.
Um projeto similar deverá ser iniciado em breve pela prefeitura de Parnaíba nos Bairros Piauí e Frei Higino, os quais possuem alguns agravantes, como a distância entre as duas unidades coletoras de águas pluviométricas, o improviso na construção das mesmas e, os obstáculos para construção de novos canais para escoamento dessas águas. VEJA O VÍDEO:
    Texto/Fotos: Bruno Santana | Edição: José Wilson / Jornal da Parnaíba