terça-feira, outubro 15, 2019

Agricultor famoso por plantações gigantes colhe mandioca de 14 kg no interior do Piauí

                                      Foto: Emanuel Vital / Folha de Oeiras
Famoso pelos vegetais gigantes, o agricultor Ângelo Martins Rodrigues superou o próprio recorde e colheu desta vez uma mandioca de 14 kg e 80 cm. A raiz foi colhida semana passada em sua fazenda na localidade de Várzea Branca, zona rural de Oeiras, a 313 km de Teresina.
Em 2017, o aposentado foi destaque no G1 ao colher uma mandioca de 10 kg e 70 cm. O segredo, segundo o agricultor, é a plantação irrigada, principalmente nos períodos de seca. O cultivo especial ajuda no desenvolvimento de outras raízes, como batata doce e batata inglesa, que chegam a pesar entre 2 e 6 quilos.
"Antigamente era mais comum estas raízes exageradas e até maiores do que essas. Nessa época, as primeiras chuvas começavam em outubro e seguia até maio, a plantação começava em novembro. Agora, com o período chuvoso limitado e mal distribuído, se não fosse a irrigação", contou a esposa do agricultor, Raimunda Rodrigues.
Devido ao estado de saúde do agricultor, de 83 anos, a família reservou a mandioca de 14 quilos apenas para servir de ração animal. Tempo atrás ele utilizava as raízes gigantes para fazer farinha e consumo próprio. "Fazíamos farinhada que dava para toda a comunidade", lembrou Raimunda.
Fonte: G1/PI