quarta-feira, novembro 20, 2019

Dr. Hélio propõe audiência pública para discutir situação das praias do Piauí atingidas pelas manchas do óleo

O deputado estadual Dr. Hélio (PL) apresentou requerimento à Assembleia Legislativa do Piauí, nesta terça-feira (19), propondo a realização de audiência pública para discutir com os órgãos competentes e a comunidade sobre a situação das praias do Piauí atingidas pelas manchas do óleo. Em seu discurso na tribuna da Casa, o parlamentar alertou que há a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o assunto, tendo em vista o prejuízo que vem sendo causado aos permissionários da Orla da Atalaia e marisqueiros que sobrevivem da pesca na região.
“A chegada desse óleo nas praias brasileiras tem sido um grave problema que não estamos conseguindo resolver. No entanto, o que vem sendo divulgado vai muito além da real situação que ocorre no litoral piauiense, causando um dano enorme na economia local, pois afastou os visitantes e moradores. Temos absoluta consciência que temos que dar segurança para a população, mas temos que nos basear tecnicamente para isso, mostrando efetivamente que tem um risco concreto para a população ao banhar no litoral piauiense. Estamos muito preocupados com isso”, afirma Dr. 
A audiência púbica acontecerá na quinta-feira (28), a partir das 9h, na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Para tanto, serão convidas entidades como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, associação dos marisqueiros da Ilha Grande e dos permissionários da orla da Atalaia, entre outras instituições não-governamentais e a comunidade em geral.
Projeto de limpeza das praias
O deputado estadual afirmou que está apoiando o projeto Acerte no Lixo, que começou a ser desenvolvido nesta terça-feira (19), no município de Luís Correia, por instituições ligadas à conservação ambiental. “O projeto inclui a realização de palestras de conscientização junto a moradores e visitantes, bem como a limpeza das praias do Coqueiro e Praia do Arrombado, em Luís Correia”, explica Dr. Hélio. 
*Thamirys Viana