segunda-feira, março 16, 2020

No Piauí, ponte rompe na PI-130 e deixa centenas de moradores ilhados

                                    Roberta Aline/Cidadeverde.com
A ponte que passa sobre o Riacho dos Macacos, na comunidade Campo Dourado, rompeu devido à forte chuva do domingo (15). A situação deixou a população ilhada e é impossível sair das cidades de Nazária para Palmeirais, no interior do Piauí, pela PI-130. 
                                    Roberta Aline/Cidadeverde.com
O prefeito de Nazária Oswaldo Bonfim disse que três passagens molhadas na cidade também foram destruídas atingindo as comunidades Dom Henrique, Parque Marina e Maria Vieira. 
"Essa ponte existe há décadas e nunca rompeu. Como se trata de uma rodovia estadual, o reparo é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) que já foi comunicado, assim como o governador", disse o prefeito.
                                       Roberta Aline/Cidadeverde.com
"Era por volta de 6h20 e tinha um carro na frente. Quando esse carro passou, a ponte foi rompendo e o motorista deu uma ré e seguiu. Eu voltei para trás porque não tinha mais como ir. Por pouco não acontece uma tragédia até porque toda hora passa ônibus aqui", disse o morador. 
A cratera aberta com o rompimento da ponte tem cerca de 10 metros. Para chegar a Palmeiras só por um desvio de aproximadamente 50 km. 
O Cidadeverde.com visitou também uma das passagens molhadas destruídas e acompanhou a dificuldade de um morador que se arriscou para conseguir ir para casa.
O DER é responsável pela conservação e manutenção de toda malha rodoviária estadual, que tem 6.000 km de extensão. Em nota, o órgão afirmou que neste período chuvoso está coordenando a operação Tapa -buraco em todo o Piauí. 
"No trecho citado, na PI 130, o órgão destacou agora pela manhã equipes de manutenção e conservação para reconhecer a situação e elaborar plano dos serviços para operação de recuperação do trecho", diz nota.
Fonte: Cidade Verde