sábado, abril 18, 2020

No Piauí, barragem atinge capacidade máxima e transborda após 9 anos; VÍDEO

A barragem do Estreito, em Francisco Macêdo, voltou a transbordar neste sábado (18/04), após 9 anos. O reservatório atingiu a capacidade máxima de 23.885 milhões de metros cúbicos de água após chuvas que caíram na região. VEJA O VÍDEO
A represa tem extensão de aproximadamente 7 quilômetros.
Por várias vezes, muitas pessoas pararam para prestigiar a correnteza do Rio Curimatá em cheia seguindo em direção à barragem que em pouco mais de um mês subiu mais de 8 metros.
De acordo com informações do secretário da Junta de Serviço Militar da Prefeitura de Francisco Macedo, Izedito Coutinho, que também é piscicultor, na manhã da última terça-feira (14), a medição registrou 0.91 centímetros para atingir o nível máximo.
O nível subiu e na quarta-feira (15), novamente foi medido restando apenas 0.50 centímetros. Na última quinta-feira (16), às 17h, para atingir o nível máximo restava apenas 0.28 centímetros.
Há vários anos que a seca vinha assolando a região Centro-Sul do Piauí e devido a baixa vazão de água provocou muitos prejuízos. A barragem chegou a ficar com apenas 6% de sua capacidade.
Em 2020, em razão das boas chuvas, que resultou no transbordo da barragem do Estreito, muitos pescadores que integram a Associação de Piscicultores, estão otimistas.
A barragem do Estreito registrou a primeira cheia, em 2008, um ano após sua fundação, quando sangrou devido a intensidade das chuvas na região. Três anos mais tarde, em 2011, o fato se repetiu e sangrou pela segunda vez.
As águas despejadas pelo sangradouro da barragem do Estreito correm no curso do rio Boa Esperança e segue em direção a cidade de Padre Marcos, município vizinho, distante cerca de 12 quilômetros.