sábado, maio 23, 2020

UBS’s de Parnaíba realizam 3ª etapa da vacinação contra gripe Influenza

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Parnaíba estão realizando a terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. Professores das redes pública e privada, e adultos de 55 a 59 anos de idade estão entre o público que deve procurar as unidades de saúde do município para se imunizarem. A Prefeitura de Parnaíba solicita que a população use máscaras, evite aglomeração e adote os critérios de distanciamento e outras medidas preventivas para evitar o contágio de Covid-19.
A terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza beneficiará pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, e mães no pós-parto (até 45 dias), além de professores das escolas públicas e privadas, que devem apresentar o crachá funcional para comprovar o vínculo com alguma instituição; e os adultos de 55 a 59 anos de idade.
Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicita que as pessoas que fazem parte dos grupos da primeira e segunda fases da campanha que ainda não vacinaram, que procurem as UBS’s. As pessoas que integram os públicos prioritários precisam ficar protegidas. A vacina não protege contra o COVID-19, mas sim contra três tipos de vírus influenza, responsáveis por síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves.(Fonte:SupCom)