quinta-feira, junho 11, 2020

Mão Santa determina ações itinerantes para facilitar acesso da população a testes rápidos Covid-19 em Parnaíba

Com o objetivo de ampliar o acesso da população a testes rápidos Covid-19 em Parnaíba, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, determinou à Secretaria Municipal de Saúde que realizasse mutirões itinerantes de testagem em diversas regiões cidade.
Na tarde dessa quarta-feira, 10 de junho, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram o primeiro dia de testagem rápida para Covid-19 na Praça do Amor, na Avenida São Sebastião. Foram realizados 300 testes rápidos e centenas de consultas, atendidos por médicos, com apoio de enfermeiros, técnicos e demais servidores.
Adotando todas as medidas de segurança, e orientados pela Secretária Rejane Moreira e a coordenação da Vigilância Epidemiológica, médicos, enfermeiros, técnicos e outros servidores participaram da atividade, em que foram coletados centenas de exames em pessoas de todas as idades, com suspeitas da doença.
A ação contou com o apoio do SESC-PI, que disponibilizou um veículo usado em campanhas de saúde, para garantir o suporte ao trabalho dos profissionais da Prefeitura de Parnaíba. Também foram colocados totens de álcool em gel ao longo da área de realização dos testes, para que a população pudesse ter acesso ao produto; cadeiras, obedecendo o critério de distanciamento; e tendas, para a proteção do público.
Os atendimentos foram realizados através de senhas e as pessoas passaram por triagem médica, antes de fazer o exame. Todo o trabalho foi supervisionado pela médica infectologista Renata Beltrão, que acompanha o tratamento domiciliar e a medicação disponibilizados pela Prefeitura de Parnaíba a casos confirmados de Covid-19 no município. O mutirão na Praça do Amor vai continuar até sexta-feira, dia 12 de junho.
 Nas próximas semanas, a ação itinerante da Prefeitura de Parnaíba ocorrerá em bairros de maior incidência de casos confirmados da doença, baseado nas informações do boletim diário metido pela Vigilância Epidemiológica. A Coordenadora da Atenção Básica de Parnaíba, Lana Ibiapina, informou que as pessoas com resultado positivo são encaminhadas para o tratamento, com o recebimento da medicação. "A ação serve para detectar de forma precoce a doença. Esses pacientes são orientados a como proceder para o tratamento. Todas as pessoas que estiveram aqui receberam orientações preventivas, como o uso de máscaras, isolamento social e reforço nos cuidados de higienização. Contamos com o apoio da Guarda Patrimonial e da Vigilância Sanitária, que nos ajudaram nessa importante iniciativa da Prefeitura de Parnaíba para levar informação e exames à população nos bairros”, cita.

A Secretária Rejane Moreira destaca que o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, pediu empenho de todos os servidores nas atividades, e que dessem atenção especial a idosos e pessoas com morbidades, pois fazem parte do grupo de risco para a doença. No final do evento de testagem, a equipe da Vigilância Ambiental fez a desinfecção de cadeiras, mesas e de todo o equipamento usado na ação preventiva à Covid-19. A procura pelos testes rápidos foi grande e a Prefeitura de Parnaíba avaliou como muito positiva a ação da Secretaria Municipal de Saúde.
“Levaremos essas atividades a várias regiões de Parnaíba, para que o maior número de pessoas com suspeita de Covid-19 faça a testagem. Caso o resultado seja positivo, a Prefeitura de Parnaíba, através da Vigilância Epidemiológica, vai disponibilizar todo a medicação e o acompanhamento do tratamento domiciliar, com ajuda clínica, psicológica e de assistência social, quando necessária. O Prefeito Mão Santa tem se mostrado incansável em suas ações no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município, com fortalecimento das UBS’s, reforço na compra de EPI’s, chamamento de aprovados em concurso da saúde e na estruturação do Hospital de Campanha de Parnaíba, com leitos de UTI, enfermarias, além de nos orientar sobre as testagens itinerantes nos bairros”, ressalta.
A Prefeitura de Parnaíba agradece a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, e das demais Secretarias Municipais que deram o suporte logístico, fundamental pelo êxito da ação de testagem Covid-19 na Praça do Amor.
Fonte: ASCOM PMP