sábado, setembro 19, 2020

Ex-secretário Eliaquim Nunes destaca avanços no IDEB mas defende que é possível crescer mais

O ex-secretário de educação de Parnaíba Eliaquim Nunes comentou os resultados do IDEB divulgados esta semana, os quais apontaram que Escolas da rede municipal de Parnaíba, alcançaram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC que era de 4.9 para o ano de 2019. 
A avaliação que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, acontece a cada dois anos, e é aplicada com alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental inicial e final.
O ex-secretário atribui os resultados a um conjunto de fatores que vão desde o empenho do prefeito Mão Santa e sua equipe pedagógica, ao comprometimento e excelente qualidade dos profissionais da educação.
"É um somatório de forças. O prefeito sempre destacou como missão a melhoria do IDEB. Em 2019 montamos uma equipe formada por profissionais efetivos da rede, com qualificação e experiência nas áreas de alfabetização, ensino e aprendizagem. A partir de análise e relatórios elaborados por eles mesmos, lançamos o Pró-IDEB, um programa amplo que visava diagnosticar as principais dificuldades dos nossos alunos e a partir daí elaboramos conteúdos que viessem de encontro a essas dificuldades. O projeto sofreu algumas modificações, mas a essência foi preservada. Não tenho dúvidas de que os resultados são reflexo do trabalho desses profissionais." 
O ex-secretário defendeu ainda que é preciso avançar. 
"Eu sempre disse para eles que nós temos o melhor time. A melhor equipe de profissionais está na rede municipal de ensino. São professores efetivos que estão sempre se qualificando e conta com a orientação de uma excelente equipe pedagógica escolhida pelo prefeito. Parnaíba não precisa buscar referência em nenhum lugar do Brasil, pelo contrário, nós devemos ser a referência. Mas é preciso um trabalho constante, focando na base para que esses alunos cheguem às séries finais do ensino fundamental aptos a ingressarem no ensino médio ou técnico com todo preparo necessário." 
Eliaquim Nunes foi Secretário de Educação de Parnaíba de fevereiro a junho de 2019.