segunda-feira, setembro 28, 2020

No Piauí, Prefeito de 78 anos é afastado do cargo por corrupção e usará tornozeleira eletrônica

         Prefeito afastado de Itaueira, Quirino Avelino/Foto: Lucas Dias/GP1
O prefeito afastado de Itaueira, Quirino Avelino, vai cumprir prisão domiciliar e será monitorado por tornozeleira eletrônica. O mandado de prisão preventiva contra ele foi convertido em prisão domiciliar por uma decisão do desembargador Joaquim Santana, do Tribunal de Justiça do Piauí, proferida na última sexta-feira. 

Quirino Avelino, que possui 78 anos, enfrenta tratamento contra um câncer de pele e sofre de problemas cardiológicos. Ele chegou a ficar internado por quatro dias em um hospital particular de Teresina na semana passada, onde permaneceu custodiado. 
De acordo com a defesa, o prefeito afastado se apresentou voluntariamente à Justiça, antes de dar entrada no hospital, após passar mal. 
O advogado Norberto Campelo, que representa Quirino Avelino no caso, afirmou que a defesa vai buscar o relaxamento completo da prisão. Na avaliação dele, não há justificativas para a medida. O advogado também afirmou ao cidadeverde.com que ainda não teve acesso pleno ao processo, o que tem dificultado o trabalho da defesa. 
"A defesa ainda não teve pleno acesso do processo para fazermos a justificativa quanto os fatos apresentados pelo Ministério Público", afirmou o advogado. 
Ainda de acordo com Norberto Campelo, Quirino Avelino está em casa, no município de Itaueira, onde deve cumprir a prisão domiciliar. "Ele está em casa, seu quadro de saúde melhorou", disse. 
Quirino Avelino também permanece afastado do cargo de prefeito de Itaueira, por decisão judicial. De acordo com o MP, ele liderava a organização criminosa que fraudava licitações e contratos na prefeitura do município. O grupo seria responsável por desvios que superam a marca de R$ 1 ,7 milhão.
Na manhã desta segunda-feira (28), Quirino Avelino disse, através de nota enviada por sua assessoria de comunicação, que está tranquilo e confiante: 
NOTA - Prefeito Quirino Avelino
Devido às condições de saúde, por sofrer de problemas cardiológicos e passar por um tratamento contra o câncer, o prefeito Quirino Avelino teve agravamento no seu quadro de saúde, tendo sido internado por 4 dias. 
Cumprindo determinação judicial, o Prefeito se apresentou voluntariamente à Justiça, e também se encontra afastado do cargo, considerando oportuno que terá mais tempo para cuidar de sua saúde e mais importante, demonstrar sua inocência, uma vez que tem plena consciência que não praticou nenhum ato atentatório aos interesses do Município, o que certamente comprovará em sua defesa. 
Neste momento encontra-se detido em seu domicílio, sereno, com o firme propósito de colaborar com as investigações e atender a todas as determinações judiciais, certo de que tudo será devidamente esclarecido e sua inocência devidamente comprovada, ciente de que não praticou nenhum ato que possa resultar em uma condenação.
Outros alvos
O secretário de Obras de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante, e o empresário Edivá de Sousa Cavalcante, outros alvos Operação Perpetuatio permanecem foragidos. 
O empresário Jeremias Pereira da Silva foi o único alvo preso durante a operação, deflagrada na terça-feira da semana passada. 
Fonte: Cidade Verde