sábado, dezembro 19, 2020

Ciro Nogueira anuncia continuação da São Sebastião à lagoa do Portinho

Em entrevista ao Jornal da Costa Norte, o senador Ciro Nogueira avaliou avanço do PROGRESSISTAS; Aliança com Bolsonaro e Mão Santa; Divergência com Wellington Dias e falou da liberação de obras estruturantes para Parnaíba, ainda este ano.
Senador uma consultoria de marketng político apontou que o Progressitas foi o partido que mais se fortaleceu nas eleições municipais do nordeste. Eu queria que o senhor traçasse um panorama desse crescimento e me falasse desse esforço da sigla em atingir esse patamar sob o seu comando…
Feliz em estar nesse processo de crescimento e a população assimilando as nossas propostas. É lógico que isso aumenta e muito a nossa responsabilidade. Temos responsabilidade hoje muito raro com estes municípios em que progressistas vão gerenciar no próximo ano.
Agente acompanha diariamente até mesmo pelos suas redes sociais uma romaria de deputados de todo o Brasil em seu gabinete em Brasília, aqui no Piauí não é diferente, com os prefeitos. A imprensa nacional lhe chama de 05, se referindo ao espaço que o senhor ocupa hoje em apoio ao presidente Bolsonaro, como o senhor se relaciona com essa classificação de um dos homens mais fortes da república hoje…?
A gente fica muito feliz com o reconhecimento da população, da mídia, o meu desafio é transformar isso em beneficio para o Piauí. Não adianta nada a gente ter um senador importante, ter reconhecimento nacional, ter a participação na administração nacional através de indicações se as coisas não acontecem no Bairro Piauí aí em Parnaíba, nos municípios que a gente representa esse é meu grande desafio. É a grande vitória que tive nos últimos anos que eu transformei isso em benefício para o Piauí. Antigamente você tinha um mandato do senador muito distante da população. Até porque o mandato de oito anos e as pessoas hoje veem, da melhoria da qualidade de vida delas, os benefícios, os investimentos…

Em Parnaíba o progressistas não teve candidato a prefeito, mas saiu de uma posição de oposição para apoio a reeleição de mão santa, com o vice beto. A chapa obteve 68% de aprovação da população, desses 68% qual porcentagem o senhor credita ao progressistas?
o que é mais importante é que a população reconheça. Eu não me lembro da última eleição que tivesse uma margem tão grande votos aí em Parnaíba, talvez só aquela eleição em que o Mão Santa teve em que se elegeu governador. Isso é um reconhecimento de que a população aprovou esse casamento. Um casamento muito em cima de propostas, de obras, de estarmos juntando um prefeito que tem grande avaliação, mas tem um entendimento muito grande com um presidente da republica, com um senador que atua com o vice-prefeito, que é uma pessoa muito dedicada, leal ao projeto do prefeito Mão Santa. a população aprovou e escolheu isso com uma votação histórica como uma forma de reconhecer.
Esse foi um ano em que o senhor e o governador Wellington Dias romperam a afinidade política. O seu posicionamento de fiscalização ao governo é muito transparente e foi noticiado que o senhor reuniu deputados e pediu oposição articulada. Na sua opinião qual o erro desse modelo administrativo atual?
O Wellington nos últimos 20 anos foi um político de maiores vitórias no estado do Piauí, foi eleito quatro vezes no primeiro turno com votações maciças, é um homem que tem histórico de vida; mas é um ciclo que se encerrou. O Wellington não tem mais animo para administrar o Piauí, ele não tem mais vontade. Então é um homem que se ausenta demais das decisões que interessam par a população. Ele tornou hoje um político que quer apenas acomodar os políticos. Em meio a uma pandemia entre tratou do que, foi de convocar suplente, já temos nove suplentes na Assembleia Legislativa. É um homem com o estado totalmente inchado, o Piauí hoje não tem condições de fazer investimento nenhum. Espero que os progressistas e partidos aliados transmitam uma confiança no futuro e nós somos capazes de fazer uma gestão muito diferente, a gestão que está hoje é uma gestão saturada.
Senador nós ainda estamos vivendo uma pandemia, infelizmente foi muito politizada, além da onda de negacionismo do governo federal, mesmo assim ontem o presidente Bolsonaro assinou uma MP liberando 20 bilhões para a vacina e o ministro Lewandowisky liberou estados a comparem vacina se Anvisa descumprir o prazo que foi previsto no plano de imunização. Ou seja, ainda há um clima de desconfiança sobre a agilidade do governo nesta questão. O senhor que está aí de perto, participando das decisões, como o senhor conscientizaria a população sobre esse tema?
É o tema que foi muito politizado, muita gente tentou tirar proveito desta situação. Nós temos que agir com responsabilidade. Eu sempre defendi que nos fornecêssemos para a população a vacina que for aprovada pela Anvisa. Hoje não existe mecanismo e nem legislação no país pra vacinar a população se não for aprovada pela Anvisa. Muita gente tentou tirar proveito desta situação. Nós nunca tivemos um governo federal tão presente, seja com auxilio emergencial, seja com recursos para as prefeituras para dar assistência a população, como o autal governo do presidente Bolsonoro. Grande parte da mídia é contra o Presidente, quer pegar, as vezes, frases fora do contexto para criar polemica. E, às vezes, tem governantes, como é o caso do Governador do Piauí, que tentam enganar a população. Estou há oito meses ouvindo o Wellington falar de vacina, tratamentos, Consórcio Nordeste… Qual é a vacina que ele começou tratar para comprar? O Supremo liberou o Estado do Maranhão para comprar as vacinas, no caso do governo federal não propor. Qual é a vacina que o Wellington já tratou para comprar para o Piauí? Nenhuma. Vamos ter suporte do governo federal para vacinar a população do Piauí, porque se dependesse do atual governador a população não ia ser vacina nunca. É uma mentira, é uma falácia, é uma forma de enganar a população. Temos que tirar a politica do meio desta discussão, respeitar as pessoas, os cientistas, o Ministério da Saúde, as secretarias para que possam fornecer de forma mais rápida possível à população à vacina tão importante para retomarmos a nossa vida normal.
Senador eu gostaria de agradecer o tempo que o senhor reservou pra estar conosco mesmo que de forma remota, lhe desejar um bom trabalho em prol do nosso estado e que o senhor fizesse suas considerações aos nossos telespectadores nos falando suas expectativas pra esse 2021, que seja melhor do que esse ano que está finalizando…
Dizer a população, em especial à de Parnaíba, que estamos trabalhando muito ao lado do prefeito Mão Santa. Esse ano vamos dar dois presentes a cidade de Parnaíba dentro da questão da ponte no rio Igaraçu, temos agora a continuação da Avenida São Sebastião até a Lagoa do Portinho. Vai ser uma obra grandiosa. Ontem estivemos tratando com o prefeito Mão Santa e a secretária Gracinha de recursos de três milhões de reais para a iluminação de Parnaíba.
Fonte: TV Costa Norte