quinta-feira, dezembro 17, 2020

"Não vamos passar a mão na cabeça de nenhum gestor", diz Lilian Martins ao tomar posse no TCE

A conselheira Lilian Martins tomou posse como nova presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Durante entrevista, a conselheira afirma que o Tribunal "não irá passar a mão na cabeça de nenhum gestor". Segundo Lilian, o Tribunal se moderniza e busca fazer uma administração em parceria com gestores e municípios. 
"Todos os Tribunais que trabalham com planejamento estratégico têm o melhor desempenho do país. Vamos fazer um trabalho de colaboração junto com os governantes, seja do estado, seja dos municípios, vamos ficar atentos a isso. Vamos trabalhar com parceria. Só a parte de sanção já fazemos há 100 anos. Agora vamos realizar um outro vies. Claro que sem deixar de lado o que ja conseguimos at agora. Mas tendo essa parte de parceria, de colaboração e de pedagogia", destaca.
Segundo a nova presidente, a pandemia levou a uma ressignificação dos trabalhos do Tribunal. Ela falou das fiscalizações em um momento em que licitações estavam dispensadas. 

"Foi um ano difícil, de verdadeira ressignificação. O TCE não parou. Estamos atentos e vai haver a contribuição para determinadas situações. Mas, não vamos passar a mão na cabeça de nenhum gestor. Principalmente nesse momento tão difícil do nosso país. O Tribunal segue atento e já tem uma comissão trabalhando desde o começou e esse trabalho vai continuar, porque a epidemia não acabou. O Tribunal segue atento às ações públicas empenhadas em cada um dos municípios. Estamos com tudo na ponta do lápis. Temos o controle do que ocorre em cada município. É um processo e leva tempo. Mas, vai se refletir na avaliação das contas do ano de 2020", destaca. 
Lilian avalia que o Tribunal tem avançado no entendimento de que é preciso trabalhar em parceria.
"Começamos a fazer um trabalho concomitante. Ao longo do tempo se trabalhou muito a fiscalização pós-atividade, pós-realização da política pública e a coisa tinha perdido sentido e só restava a punição. Já fazemos um trabalho concomitante e evitamos muitas ocorrências e temos mais condições e nos apropriando da situação. Mas avalia e demonstrando como se pode fazer da melhor forma", disse. 
O Conselheiro Aberlado Vilanova, que deixa a presidência, agradeceu o apoio e falou dos desafios da pandemia.
"Faço agradecimento a todos os conselheiros e a todo o corpo técnico do Tribunal, diretores, chefes de divisões e todos. Esse foi um ano dificil devido a pandemia. O Tribunal não parou de funcionar. Com a força do corpo técnico conseguimos ate avançar em alguns pontos. Agradeço a convivência harmoniosa e fraterna com o governador Wellington Dias. Quero desejar boa sorte a conselheiro Lilian Martins. Ela fara uma excelente gestão. É a segunda mulher a assumir a presidência da Corte", afirma.
Lilian Martins é a segunda mulher a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Estado. O conselheiro Kleber Eulálio assumiu como vice-vice-presidente.
O conselheiro Kennedy Barros foi empossado corregedor-geral. O conselheiro Luciano Nunes foi empossado como controlador e Abelardo Vilanova assume como Ouvidor.
Fonte: Cidade Verde