domingo, abril 25, 2021

Prefeitura de Cajueiro da Praia realiza campanha Lixo Fora D’água

Preservar o meio ambiente e assim garantir um ambiente saudável para as atuais e futuras gerações. É desta forma que estão sendo desenvolvidas as atividades de Educação Ambiental no município de Cajueiro da Praia. Hoje (25) foi o dia de lançar a Campanha Lixo Fora D’água, uma ação da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, em parceria com moradores, estudantes, igreja e sociedade civil.
O ponto de concentração foi na Praia de Cajueiro da Praia que é bastante visitada, principalmente pelos moradores da região. Grupos de estudantes e moradores se dividiram e recolheram todo tipo de lixo encontrado nas margens da praia, na areia e próximo as árvores, residências e comércio. Um trabalho cansativo que exigiu muita força de vontade e dedicação dos participantes.
O principal objetivo é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos através do engajamento da comunidade local para o cuidado com o meio ambiente. A ideia é ser o exemplo do cuidado necessário com a água e com a vida no planeta.
Nas ações de limpeza, todos os resíduos são coletados por tipo (recicláveis e orgânicos/rejeitos), contribuindo para difundir a coleta seletiva como uma prática diária. Além disso, os voluntários conversam com os frequentadores sobre a importância do cuidado com o lixo gerado, e que manifestou desejo de participar, recebeu uma sacolinha de lixo.

A coordenadora desta ação, Elaine Brasil, que é chefe de Gabinete da prefeitura, disse que a ação teve um saldo positivo, considerando que envolveu representantes de vários segmentos. Segundo ela, todo o material coletado será separado e dada a destinação correta. “O prefeito Felipe Ribeiro já determinou junto aos órgãos municipais que teremos um cronograma especifico de limpeza nas praias do município. A proposta é despertar a conscientização ambiental não só nos turistas que recebemos, mas em entre os moradores da região. Se cada um tiver a preocupação em garantir a limpeza do ambiente que circula, teremos um meio ambiente mais saudável”, enfatiza Elaine Brasil.
Os alunos da Escola Oscar Lima também fizeram parte da ação, realizando o Dia de Campo. “Fora do ambiente escolar, os alunos contribuíram com a preservação de nossas praias, recolhendo todo o lixo deixado por aqueles que visitam nossas praias. A ideia é despertar a conscientização ambiental neles para que possam divulgar e informar aos seus familiares e pessoas mais próximas sobre a importância de preservar nosso meio ambiente”, disse a secretária municipal de Educação, Elivânia Damasceno.
A ação realizada na manhã deste domingo (25) contou com o apoio dos estudantes e professores da Escola Oscar Lima; Igreja Assembleia de Deus, como o pastor Edilson, que levou os jovens da congregação, representantes de órgãos municipais, dentre eles da Educação e Desenvolvimento Econômico, ICMBio e populares.
Campanha Pet Legal
Começa nesta segunda-feira, dia 26, mais uma campanha desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, através das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente. Com o tema reciclagem, o município fixa na Escola Oscar Lima ponto de coleta de garrafas pets.
O material poderá ser entregue na escola no horário das 8hàs 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, até o dia 05 de maio.
A campanha Pet Legal tem o intuito de recolher a maior quantidade de garrafas pets que serão doadas aos artesões da região. “Esta é a primeira de uma série de atividades que estaremos realizando buscando um desenvolvimento sustentável. Queremos envolver os alunos e toda a população de Cajueiro para juntos buscarmos um ambiente mais saudável”, destaca o prefeito Felipe Ribeiro.
É importante frisar que as garrafas pets podem gerar emprego e renda, mas também prejudicam o nosso meio ambiente. Uma garrafinha pet pode levar até 600 anos para se decompor, o que acaba gerando problemas para o meio ambiente com a poluição e degradação.
Ascom PMCP