sábado, maio 29, 2021

Wellington Dias e mais 17 governadores entram no STF contra convocação na (CPI) da Pandemia

Confirmando o que já vinha sendo sinalizado durante o dia, 18 governadores, incluindo Wellington Dias (PT-PI), decidiram ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira, 28 de maio, contra a convocação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.
O pedido não é assinado apenas pelos líderes estaduais abarcados pelo chamamento, o que dá mais força ao processo na Corte. Neste sentido, os governadores têm o objetivo de que o STF afirme que a CPI não tem poder de convocá-los, indicando que isso feriria o pacto federativo.
Além do governador piauiense assinam a ação os representantes do Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rondônia, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo. Além disso, o governador de Roraima deve aderir até segunda (31) ao processo.
Sobre a questão, o governador piauiense sinalizou a disposição em comparecer como convidado à CPI. “Mantemos a disposição de comparecer, como convidado, e pronto para colaborar, mas cumprindo a Constituição”.
O blog teve acesso ao esboço da ação que os governadores levarão à Justiça. CONFIRA AQUI.
Fonte: Meio Norte – Por Francy Teixeira