quinta-feira, junho 24, 2021

PI: Polícia resgata adolescentes em condição análoga à de escravos em Elesbão Veloso

A Polícia Civil e a Polícia Militar de Valença e Elesbão Veloso, cidades distantes cerca de 170 km de Teresina, resgataram dois adolescentes em situação análoga a de escravos, na localidade Capim Pubo, zona rural de Elesbão Veloso, nessa quarta-feira (23). Houve ainda a prisão de um homem e autuação de suspeitos de crime ambiental, por desmatamento ilegal.
A operação que envolveu a Força Tática de Valença, GPM e Polícia Civil de Elesbão Veloso iniciou a partir de denúncias de que dois adolescentes se encontravam supostamente em cárcere privado ou condições análogas à de escravos na comunidade rural, além de intenso desmatamento naquela região.
Diante da notícia, as equipes foram ao local e encontraram os adolescentes. Segundo a polícia, os jovens informaram que desejavam retornar para sua cidade, porém o patrão não permitia que eles fossem embora.
No local do desmatamento, foram encontrados trabalhadores naturais de Coelho Neto (MA), além de uma grande quantidade de madeira extraída, sendo que parte já estava carregada em caminhões.
Os policiais ainda localizaram uma residência em condições insalubres que servia como alojamento para os trabalhadores, que atuavam na extração da madeira.
As equipes identificaram o responsável pelos trabalhadores, que foi preso em flagrante por desmatamento ilegal, utilização de motosserra em florestas, além de submeter trabalhadores a condição análoga à escravidão.
Uma segunda pessoa também foi autuada pelo crime de aquisição de madeira sem procedência legal.
Fonte: G1/PI