segunda-feira, julho 12, 2021

Cajueiro da Praia: Profissionais participam de live de abertura da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Teve início nesta segunda-feira (12) a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, realizada pela Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A programação começou com uma live no Instagram oficial da Prefeitura, trazendo visões de diferentes profissionais sobre o assunto.
Participaram da transmissão ao vivo a assistente social Heduza Mourão; a enfermeira Monique Aquino; a advogada Samara Martins; e o conselheiro tutelar Nonato Rocha. Em pauta, informações sobre medidas preventivas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Os profissionais apontaram, inclusive, políticas públicas disponíveis no município.
Heduza Mourão, assistente social do CRAS de Barra Grande, destacou as consequência de uma gravidez precoce para a adolescente e também para a sociedade. “A gestação não planejada leva até a um aumento do índice de pobreza, são gestações de alto risco, com uma série de problemas. Hoje não vamos falar sobre tudo, mas é um espaço importante para esse alerta”, afirmou.

De acordo com a especialista em Saúde Pública, Monique Aquino, sete em cada dez meninas engravidam por descuido. Monique, que é coordenadora de Vigilância em Saúde no município de Cajueiro da Praia, reitera a importância de conversar sobre o assunto. “Falta informação”, apontou em sua fala, explicando mais sobre os principais métodos contraceptivos e o papel dos pais no diálogo com os adolescentes.
INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO
Em uma perspectiva jurídica, a advogada Samara Martins, assessora da Procuradoria Geral do Município, lembrou dos direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Para ela, os prejuízos são emocionais, educacionais, familiares, entre outros. “Sabemos que uma gravidez na adolescência traz danos para essa adolescente, que acaba por estagnar em uma etapa da vida”, pontuou.
Fechando a primeira manhã de discussão, o conselheiro tutelar Nonato Rocha destacou o trabalho conjunto realizado pelos profissionais do município no sentido de apoiar de todas as formas a adolescente grávida, primeiro com o trabalho educativo de prevenção e depois com o acompanhamento por meio dos serviços sociais e de saúde. “Proteção à criança e adolescente é um dever de todos, acima de tudo da família”, conclui.
“A Semana segue com ações educativas por meio de estandes montados nas comunidades. Dia 13 será na Terra Nova, dia 14 na Morada Nova e dia 15 na Bela Vista. A programação encerra dia 16 de julho, em Barra Grande, com o Projeto Secretaria Itinerante, a partir das 8h. Nosso objetivo principal é esclarecer e conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ter na adolescência. Queremos o apoio dos pais e responsáveis. Teremos palestras todos os dias, com uma equipe de profissionais bem empenhados”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Verônica Ribeiro.
Ascom PMCP