quarta-feira, julho 21, 2021

Cajueiro da Praia: Técnicos do Serviço Social recebem capacitação

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cajueiro da Praia realizou hoje (20) a capacitação de toda a equipe técnica do serviço de convivência, com orientadores sociais, assistentes sociais e psicólogos, fechando o plano de retomada das ações. A assistente social Brenda Carvalho proferiu palestra enfocando a necessidade da qualificação profissional no atendimento dos programas. Brenda destacou a abordagem às famílias que precisam de acompanhamento. Ela demonstrou como é utilizado o que demonstra a evolução dos acompanhamentos, seja com toda a família, idoso, mulheres grávidas e crianças de 0 a 6 anos de idade.
A assistente social, que é especialista em CRAS/PAIF, enfatizou a metodologia do serviço de convivência organizado em grupos, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu sentimento de pertencimento e de identidade. "Interessante destacar que o Serviço de Convivência deve ser desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho realizado no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). É visível o comprometimento de Cajueiro da Praia", ressalta Brenda Carvalho.
Na parte da tarde, os técnicos colocaram em prática suas atividades. Eles visitaram as familias na zona rural de Cajueiro da Praia, analisando as famílias que têm crianças de 0 a 6 anos. Estas crianças fazem parte do Programa Criança Feliz, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; o Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais. O Criança Feliz colabora no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade, dentre outras ações.