quarta-feira, julho 14, 2021

Jovem é autuado por transporte ilegal de animais silvestres no Piauí

            PRF apreende animais silvestres no Piauí — Foto: Divulgação/PRF
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, rapaz transportava um pássaro conhecido como "corrupião" e um tatu-galinha. Animais são protegidos por lei e foram apreendidos e devolvidos à natureza.
Um jovem de 22 anos foi autuado, na manhã de terça-feira (13), por transporte ilegal de animais silvestres. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o rapaz foi flagrado durante uma fiscalização na BR-316, em Passagem Franca do Piauí, no Norte do estado.
Segundo a PRF, o rapaz transportava em uma bicicleta um pássaro conhecido como "Pêga" ou "corrupião" (Icterus pyrrhopterus) e um tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), que está entre as espécies mais apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entre os animais vítimas da caça ilegal. Os animais são protegidos por lei e foram apreendidos pela polícia e devolvidos à natureza.
De acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, quem mata, persegue, caça, apanha ou utiliza espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização, está sujeito pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
A PRF informou ainda que o jovem tentou fugir, mas foi contido por policiais. Ele não informou qual seria o destino dos animais e participará de uma audiência judicial para esclarecer a ocorrência.
Fonte: G1/PI