domingo, julho 04, 2021

Morre aos 93 anos, o ex-vice prefeito de Buriti dos Lopes, Bezim Val

Faleceu neste domingo (4), o ex-vice prefeito Bernardo Val, o conhecido Bezim Val, aos 93 anos. Seu corpo está sendo velado na cidade de Buriti dos Lopes-PI, onde será sepultado. Bezim Val, vem a ser o pai do ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val.
Não devo dizer que foi o maior dos buritienses, o que poderia causar descontentamento para as famílias dos ilustres buritienses que também já partiram e que deixaram aqui de forma direta e indireta as suas contribuições para o desenvolvimento da nossa cidade. Porém sou firme em relembrar que Bernardo Carvalho do Val, o Bezim Val, foi durante a sua existência também um dos ícones da política, do comércio, da indústria e principalmente da agropecuária nessa grande região.
Possuidor de uma personalidade muito forte, vigorosa e constante, viveu várias décadas sempre como protagonista dos fatos que envolveram o dia a dia da comunidade buritiense. Sempre foi um altivo, corajoso e valente, um verdadeiro guerreiro em defesa da sua cidade e da sua gente. Nunca deixou de combater o bom combate, nem mesmo quando o seu oponente era maior, mais rico e mais forte. Sem perder a elegância, a classe e a forma gentil de receber em sua casa os seus amigos e parentes. Como político, sempre defendeu o homem buritiense, os seus valores históricos e culturais. No tocante ao desenvolvimento de Buriti, sempre focou as suas atividades empresariais fortalecendo e acreditando na produção local, para alavancar o progresso.

O ser humano Bezim, ao longo dos seus mais de 90 anos, entre os seus pares, se tornou uma espécie de “ lenda viva”, pois era possuidor de uma força física incomum e de uma vitalidade invejável e uma cabeça aberta para a modernidade.
Ele sempre me dizia que podemos combater e também sermos combatidos, porém jamais vencidos e entregues ao amargor da derrota. Não devemos valorizar o sentimento de ódio e de inimizade. Temos adversários, porém não devemos ter inimigos políticos.
O nosso amado Bezim sempre foi para nós amigos e parentes uma referência e um exemplo a ser seguido. Para mim individualmente, além de meu primo legítimo era o meu guru.
Adeus! Bezim Val!
José Luiz de Carvalho
- Jornalista -