quarta-feira, agosto 11, 2021

Cajueiro da Praia informa sobre aplicação de vacinas contra Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajueiro da Praia, por meio da Coordenação de Imunização, esclarece sobre a matéria veiculada nos meios de comunicação informando que o município encontra-se com estoque de vacina em atraso nas aplicações.
Existem três locais que informam dados verdadeiros sobre a vacina que imuniza contra a Covid-19, são eles: SIPNI, SESAPI e APPM. No site da SESAPI é lançado o consolidado das vacinas aplicadas pelas quatro equipes da Saúde da Família de Cajueiro da Praia, e por ser apenas o somatório, sua alimentação com informações é mais rápida. Nesse endereço eletrônico o município apresenta 96% das doses recebidas aplicadas, restando apenas o saldo das segundas doses que ainda estão por vir.
No site da APPM, as informações também são consolidadas. Já no SIPNI, as informações demoram mais a subir, devido a complexidade dos dados. Para cada pessoa vacinada é preenchida uma planilha com nome completo, CPF ou cartão SUS, telefone e nome da mãe, além das informações da vacina utilizada, como lote, validade, fabricante e o nome do agente de saúde que aplicou. Todas essas informações precisam ser lançadas uma a uma no sistema, o que pode gerar demora no processo de realização completa da tarefa e no processamento dos dados, levando a uma falsa impressão de atraso na aplicação de doses.
A Prefeitura de Cajueiro da Praia aproveita para informar que concluiu essa semana a imunização de grupos essenciais como garçons e cozinheiros. Para esses grupos é destinado 20% do total de doses recebidas. No que se refere ao público geral, a sede está vacinando pessoas com 40 anos e mais; na Barra Grande são 44 anos e mais; na Boa Vista a idade é 39 anos e mais; e na Árvore Verde 40 anos e mais.
Até esta segunda-feira (09/08), Cajueiro da Praia havia recebido 4185 doses, destinadas para 1º e 2º etapas, além da dose única. Dessas, foram aplicadas 4030, sendo a segunda dose aplicada gradativamente, conforme prazo estabelecido pelos próprios fabricantes.
ASCOM PMCP